QUARTA-FEIRA, 18 DE SET DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - POLÍTICA
18 DE JULHO DE 2018
Pré-candidatos ao Governo de Minas se encontram com prefeitos da grande BH

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), em parceria com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), está promovendo durante o mês de julho encontros entre os prefeitos da RMBH e das cidades mineradoras e os pré-candidatos ao Governo de Minas Gerais.

No dia 12 de julho o senador Antonio Anastasia (PSDB) e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) apresentaram para os prefeitos e outros convidados suas propostas de governo. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

Durante sua apresentação, o senador Anastasia ressaltou a importância de se fazer um governo transparente. “O novo governo deve ser transparente. Não adianta iludir e mentir. Caso seja eleito, nós vamos convocar imediatamente uma espécie de uma grande assembleia com a participação de lideranças, prefeitos, fornecedores, poderes do Estado e imprensa e de maneira muito clara mostrar a situação atual”, disse. O senador apontou ainda que será preciso novos comportamentos e sacrifícios. “É impossível imaginar mediadas populistas, mágicas, irrealistas. Serão adotadas medidas urgentes, talvez heterodoxas, inovadoras e criativas”, destacou.

O senador disse que se eleito for, seu governo será baseado em quatro princípios: simplicidade, austeridade, criatividade e credibilidade. Ele afirma que é preciso ter simplicidade para as coisas acontecerem de forma fluida. “Podemos programar uma remodelação administrativa no Estado, nos seus procedimentos, sem custo, mas terá efeito positivo. Vamos tirar o peso dos cidadãos, das pessoas jurídicas e empresas de procedimentos desnecessários. A simplicidade irá permear nossa administração”.

O segundo ponto colocado pelo senador foi a austeridade, extremamente necessária diante à crise que vivemos. “Temos falado em extinção sumária de secretarias, cargos em comissão e diversos benefícios”, ressaltou. Anastasia afirmou que o exemplo de austeridade vindo de uma autoridade política é fundamental. “Devemos ter a austeridade como bandeira. Nada de luxo, nada de ostentação”.

O terceiro princípio é a criatividade, também fundamental em momentos de crise. “Precisamos de soluções inovadoras e criativas. Temos um riquíssimo capital humano em Minas, por isso faremos parcerias com empresários para identificarmos áreas para nova aplicação de recursos. Dessa forma pretendemos criar alternativas econômicas para agregar valores aos nossos produtos”, ressaltou o senador.

O último pilar, nem por isso, menos importante, apresentado por Anastasia, foi a credibilidade. “Temos que criar um ambiente econômico que seja atraente aos investidores. Criar estabilidade, investindo em segurança e demonstrando ao setor privado e produtivo que o investimento aqui é certo e seguro”.

O senador defendeu ainda um estreitamento nas relações com o governo federal para que o Estado consiga se reequilibrar. E criticou a falta de repasse do governo estadual para os municípios.

O ex-prefeito Marcio Lacerda também defendeu a transparência e afirmou que os constantes atrasos de pagamentos ainda devem perdurar. “Alguns atrasos, infelizmente, terão que continuar. Não há mágica para isso, primeiro temos que ter um desenvolvimento econômico”, disse.

Encontros

Esse foi o segundo encontro dos pré-candidatos promovido pela Granbel e Amig. O primeiro aconteceu no dia 9, onde os pré-candidatos Romeu Zema (Partido Novo) e João Batista Mares Guia, apresentaram suas propostas. O próximo será no dia 17 de julho com a apresentação do deputado Rodrigo Pacheco (Democratas) e do governador Fernando Pimentel (PT).

Para o presidente da Granbel, da AMIG e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, o encontro é uma oportunidade dos prefeitos apresentarem o atual cenário dos municípios aos pré-candidatos. “O encontro permite que cada gestor analise, de forma crítica, o que está sendo proposto para nosso Estado, e é também uma oportunidade de apresentar nossas demandas aos pré-candidatos”, disse Penido.

POLÍTICA
17 DE JANEIRO DE 2019
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados