SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JUL DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - MEIO AMBIENTE
10 DE JULHO DE 2018
Força tarefa na prevenção e combate a incêndios

Nesta época do ano, devido à seca, os incêndios em vegetação aumentam. A baixa umidade relativa do ar, fortes ventos e ações impensadas do homem contribuem para o surgimento de pequenos focos de incêndio que podem ganhar grandes proporções e consumir matas, comprometer nascentes e a distribuição de energia elétrica. Podem ainda queimar plantações, atingir residências, comércio e colocar a vida de animais e pessoas em risco.

Pensando nisso, o 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros que atende a Sabará e Caeté criou um grupo integrando órgãos públicos, empresas e instituições, com o objetivo de agilizar o atendimento em caso de incêndios, amenizar seus impactos e prevenir a sua ocorrência.

Através do WhatsApp e um email único que será criado para o grupo, os integrantes poderão compartilhar informações importantes nesse sentido. Desde mapeamento das áreas com maior índice de incêndios, como pontos de encontro e rotas para chegar em determinados locais e principalmente equipamentos e brigadistas disponíveis para atender a uma demanda. A ideia é que em caso de incêndio, as pessoas que estão inseridas e representam os órgãos e as empresas possam recorrer ao grupo pedindo apoio, seja orientações ou materiais e homens para atuarem no combate ao incêndio.

Discussões

Na segunda-feira, 25, o grupo se reuniu pela segunda vez e discutiu formas de trabalharem juntos na prevenção e no combate a incêndios em vegetações, sejam florestas, matas ou pequenos lotes. Participaram da reunião servidores das Secretarias de Meio Ambiente de Caeté e Sabará, da Defesa Civil das duas cidades e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além de representantes das empresas Brumafer (Grupo AVG), ArcelorMittal, AngloGold, Centro de Tratamento de Resíduos Macaúbas (CTR Macaúbas) e Ferrovia Centro Atlântica. O Corpo de Bombeiros e a Policia Militar e ainda o técnico de segurança do trabalho do Hospital Cristiano Machado, local que sofre com constantes focos de incêndio.

Durante a reunião os representantes apresentaram toda a estrutura que cada órgão ou empresa possui para o combate ao incêndio. AngloGold e ArcelorMittal se mostraram bem preparadas, possuindo uma boa equipe de brigadistas e equipamentos próprios para o combate ao incêndio, assim como a CTR Macaúbas. As Secretarias de Meio Ambiente de Sabará e Caeté se mostraram empenhadas, embora não tenham um grande aparato, possuem homens e importantes equipamentos.

Para facilitar o trabalho de todos, um dos primeiros passos do grupo foi criar um mapeamento das áreas, onde os incêndios são mais frequentes. A Defesa Civil de Caeté apresentou o mapeamento de parte do município, destacando não só áreas com incidência de incêndio, como locais onde possuem hidrantes e reservatórios. A Defesa Civil de Sabará ainda trabalha no mapeamento.

De acordo com a comandante do 1º Batalhão, tenente Walquiria Coelho , a intenção é reunir esforços para minimizar os impactos causados por incêndio.“Com o esforço de todos, junção de equipamentos, recursos humanos e logística, tenho certeza que faremos um bom trabalho para a comunidade”, destacou.

A tenente pontuou que é importante que todos do grupo estejam, pelo menos, minimamente preparados para agir em situação de incêndio. Por isso, sugeriu a realização de um treinamento para que cada um conheça mais sobre incêndio. “É importante saber como organizar, como fazer o acionamento. Quantas pessoas são necessárias para combater tal tipo de incêndio? Qual a sua dimensão? Quais são os riscos? Isso é importante, para que não acione muitos brigadistas e equipamentos sem necessidade ou ao contrário”, destaca.

Para finalizar, a comandante ressaltou que a iniciativa de criar o grupo partiu da 1º Pelotão e se deu devido a grande incidência de incêndios em vegetação que ocorre em Sabará e Caeté, inclusive em pequenas áreas como lotes vagos. Ela ressalta que o trabalho de conscientização, orientação e acompanhamento com empresas e órgãos públicos é feito anualmente pelo Corpo de Bombeiros, mas este ano houve uma inovação, trazendo todas as entidades para um diálogo conjunto para que possam trocar informações e colocarem à disposição os recursos disponíveis de cada órgão ou empresa. “Entendemos que uma ação conjunta, vai atuar de maneira mais eficaz e eficiente”, concluiu.

Prevenção

Embora, existam pessoas especialistas voltadas para o combate e prevenção de incêndio. É fundamental ressaltar que todos nós podemos e devemos evitar que um incêndio aconteça. Se ficarmos atentos e adotarmos pequenas atitudes, grandes tragédias podem ser evitadas.

Siga as dicas:

- Capine sempre seu lote e jamais queime o mato

- Conheça o plano de prevenção e combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar

- Não lance guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens das rodovias

- Evite acumulo de lixo em lotes vagos

- Faça aceiros (faixas onde se retira a vegetação para evitar que o fogo se alastre)

- Aprenda a apagar princípios de incêndios

Ao passar ou ter contato com áreas de vegetação seca:

- Não fume

-Não acenda fogueira, fogos de artifícios ou balões

-Vigie qualquer objeto ou equipamento que gerar fagulhas

- Jamais realiza contra-fogo (fogo controlado provocado) sem a autorização do Corpo de Bombeiros Militar

Danos Ambientais

- Causa a morte e machuca pessoas

- Causa a morte de plantas e animais

- Piora a qualidade do ar e causa doenças respiratórias

- Facilita erosões

-Danifica as nascentes d’água

-A fumaça prejudica a visão e pode causar acidentes nas estradas

- Causa prejuízo na lavoura

Avise as autoridades

- Se houver lotes vagos com vegetação acumulada perto de residências ( ligue para Secretaria de Meio Ambiente)

- Se notar situações que podem apresentar riscos de incêndio como fogueiras em acampamentos, dentro de parque e outros

- Se avistar o inicio de um incêndio em vegetação

Se estiver próximo a um incêndio

- Proteja-se

-Ligue 193

- Siga as orientações do Corpo de Bombeiros

Contatos:

Corpo de Bombeiros – 193

Secretaria Municipal de Meio Ambiente – 3672 7694

Defesa Civil de Sabará – 3672 7722

MEIO AMBIENTE
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Alerta em períodos chuvosos
08 DE FEVEREIRO DE 2018
29 DE MARÇO DE 2018
Vizinhos do Aterro
06 DE OUTUBRO DE 2017
Horário de Verão será mantido
02 DE ABRIL DE 2018
Outdoor por todas as partes
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados