QUARTA-FEIRA, 14 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - RELIGIÃO
15 DE JUNHO DE 2018
Sabará recebe a visita do rei da cidade de Ifé da Nigéria

A cidade recebeu na manhã desta sexta-feira,15, a ilustre visita de sua majestade, Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi, rei de Ifé, cidade nigeriana sagrada para o povo Iorubá e considerada um dos berços da civilização africana.

Ooni de Ifé assumiu a missão de reaproximar os afrodescendentes espalhados pelo mundo e também reaproximá-los de suas raízes africanas, além de estreitar os laços religiosos. Para o rei de Ifé é importante que a população negra esteja unida e se liberte da mentalidade de opressão.

Em seu discurso na praça Melo Vianna, Ooni de Ifé ressaltou que não existe superioridade entre raças. “A igualdade racial deve ser mantida no mundo inteiro. Não existe na humanidade uma raça superior a outra. Deus criou todos nós iguais”, disse. Ele ainda fez um chamado ao povo negro brasileiro. “ Ao meus irmão afro-brasileiros parem de pensar que vocês são escravos. Acabou a escravidão”

O rei destacou ainda a importância do amor e da união entre os povos. “ O amor que existe entre todos nós,como está sendo demonstrado aqui, se continuarmos demonstrado dessa forma, o mundo poderá ser muito melhor”, ressaltou.

O rei e sua comitiva vieram à Sabará através da Secretaria de Estado de Educação com o objetivo de conhecerem o projeto desenvolvido na Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, que tem em sua maioria alunos negros e pardos. O projeto é coordenado pelo professor Helder Júnio, envolve 13 alunos do terceiro ano do ensino médio e tem o objetivo de estudar o empodeiramento do estudante negro no Mercado de trabalho.

Em sua chegada à Sabará, o rei foi recebido por autoridades religiosas e dos poderes Executivo e Legislativo do município.

A majestade pôde apreciar algumas apresentações culturais que foram elogiadas por ele. E ainda conheceu a Igreja Nossa Senhora do Rosário em uma visita guiada por padre Felipe Lemos, vigário da paróquia, que lhe apresentou a importância da Igreja para a história da cidade. Padre Felipe e padre Rogério Messias fizeram ainda uma oração abençoando o rei e sua comitiva.

O objetivo da visita do rei ao Brasil é trazer a paz, principalmente, diante do momento em que o país vive, tendo um verdadeiro massacre de jovens negros e religiões de matriz africana sendo vítimas constantes de ataques, devido à intolerância religiosa existente no país.

O rei de Ifé já passou por Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e permanecerá em Minas até o próximo domingo.

RELIGIÃO
18 DE DEZEMBRO DE 2015
Papa Francisco completa 79 anos
29 DE MARÇO DE 2018
Cenas da Paixão de Cristo
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados