SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUN DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
07 DE JUNHO DE 2018
Tapumes do Paula Rocha viram tela de arte

A espera para a reforma da Escola Estadual Paula Rocha foi longa, mas depois de alguns anos, finalmente as obras começaram. O prédio centenário está sendo reformado e restaurado, afinal, o imóvel é mais uma relíquia do Centro Histórico de Sabará.

A obra está protegida por vários tapumes, para ser mais exato, 18 tapumes de madeira foram colocados nas grades do muro da escola. O artista plástico Sérgio Pacheco, mais conhecido como Serginho, com seu olhar diferenciado, enxergou nos tapumes, uma tela; lugar ideal para expor sua arte.

A ideia foi apresentada para a prefeitura que de cara apoiou. Serginho diz que pretende apenas fazer uma intervenção nas ruas, oferecendo a arte de presente para a cidade, por isso não está cobrando nada pelo seu trabalho. “Passei lá um dia e reparei os tapumes. Então pensei: ‘Esse lugar está ocioso e pode ser melhor explorado. Vou aproveitar. Afinal, aqui é um excelente lugar para manifestarmos nossa arte”, conta.

Para quem já passou pela Praça Melo Viana e reparou as ‘telas’ pintadas na Escola Estadual Paula Rocha, percebeu que o tema escolhido é mundialmente conhecido e bem próximo de todos. “Quis colocar na tela imagens que remetessem a esses pouco mais de 100 anos de Paula Rocha. Imagens didáticas daquilo que aconteceu, que marcou o século, no Brasil e no Mundo. Imagens em que as pessoas se identificam facilmente”, explica o artista.

O painel que leva o nome de “Paula Rocha no Céu” ganhou um fundo azul com singelas nuvens. Serginho retratou em algumas telas a imagem dos Beatles e do Pequeno Príncipe, ainda tem pássaros, pipas e terá muitas outras imagens já que os tapumes são muitos. “Quero colocar crianças jogando bola, andando de bicicleta, imagens de Sabará, como a Igreja do Ó, e até o próprio Sétimo de Paula Rocha. Tenho muitas imagens na minha cabeça, mas na hora que vou pintar muita coisa pode mudar”, conta.

O artista ressalta que a intervenção feita em espaços públicos é bom não só para embelezar a cidade e levar a arte a todo tipo de público, mas para mostrar também que os artistas locais estão produzindo. “Mostrar que a gente existe como artista e que produzimos. Pois se nós fazemos arte, a gente tem que manifestar. A gente não consegue trabalhar só por dinheiro, a gente tem necessidade espiritual de estar pintando”, ressalta.

O filho de Serginho Caio Ariê e o amigo Lucca, também artistas plásticos, farão intervenções no local através do grafite. O trio de artistas forma o grupo Galeria de Arte.

Serginho conta que apesar do trabalho não ser remunerado, eles ganharam parte do material da Secretaria de Turismo do Município e a tinta da Loja Construcentro.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
08 DE JUNHO DE 2017
Festa de letras e encanto
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Aerofusca com muitas novidades
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
20 DE FEVEREIRO DE 2017
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados