SÁBADO, 20 DE OUT DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
15 DE MAIO DE 2018
Imperadores e mordomo se preparam para a tradicional Festa do Divino

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo será nos próximos 19 e 20 de maio. A devoção ao Espírito Santo será mais uma vez levada as ruas com um belo cortejo de cores e fé

Este o ano os festeiros são o casal de imperadores Manoel Pedro da Silva e Eunice Terezinha da Silva, e o mordomo Renato Flaviano Pereira.

Para os festeiros ser sorteado para comandar a festa é uma verdadeira graça alcançada.

O imperador Manoel Pedro faz parte da irmandade há mais de 60 anos e há muitas décadas já foi sorteado para ser mordomo, mas pela primeira vez recebeu a graça de ser sorteado para assumir a coroa.

Ele diz que sempre teve muita devoção com o Espírito Santo e no decorrer da vida foram várias as graças alcançadas por sua interseção, por isso acredita que o sorteio conta com a ajuda do Divino. “Um dia antes do sorteio, estava no meu comércio quando de repente apareceu uma borboleta e pousou na minha cabeça. Achei estranho. Passou um tempo, ela deu uma volta e pousou de novo. Então pensei: isso não é uma borboleta, isso é o Divino Espírito Santo. No dia seguinte fui agraciado”, conta sorridente. Senhor Manoel ressalta que está muito feliz e vai fazer o que puder para o Divino. Ele diz que faz tudo para a sua Igreja, pois é a Igreja que o completa.

O mordomo Renato Flaviano diz que há mais de 20 anos faz parte da Irmandade do Divino Espírito Santo, mas só agora conquistou essa graça. A entrada para a irmandade se deu quando ele, ainda jovem, viu a procissão pela primeira vez e se encantou com aquela demonstração de fé. Com a admiração pela beleza da festa veio a devoção e desde então sempre agarrou ao Espírito Santo no que fosse preciso.

Ele conta que por muitos anos trabalhou na AngloGold e era o responsável técnico pela máquina encarregada de retirar os trabalhadores da mina. Quando a máquina dava algum problema era sempre com a ajuda do Divino Espírito Santo que solucionava o problema. O seu atual casamento Renato também reconhece como uma obra do Divino.

Os festeiros prometem uma linda festa, pois tem se empenhado bastante. “Estou até sonhando com a festa, vai ser uma coisa linda”, diz Senhor Manoel. O Imperador e o Mordomo nesses últimos dias que antecedem a festa estão fazendo a distribuição do pão e da carne para os integrantes da irmandade. O alimento foi abençoado no sábado, dia 5 de maio, pelo padre José Geraldo, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

O pão também será entregue no dia da festa. Serão distribuídos 5 mil pães. Flaviano explica que a distribuição da carne significa a proteção da casa, já que antigamente se passava sangue de cordeiro na entrada da casa, para trazer essa proteção. Já o pão é sinal de fartura, O pão é colocado nas latas de alimento para nunca faltar.

Confira a

programação:

Missa da Bandeira

Dia 19/05 - Sábado

18h30 - Saída da Bandeira do Divino da residência da mãe do Sr. Renato Flaviano Pereira (Mordomo da Bandeira do Divino Espírito Santo), na Rua do Cedro 09 - Bairro Campinas, seguindo pelas Ruas: Geraldo Coimbra, Campinas, Nossa Senhora do Ó até a Igreja de Nossa Senhora do Ó.

19h - Missa Solene - Igreja Nossa Senhora do Ó, logo após procissão conduzindo a Bandeira do Divino Espírito Santo, seguindo as Ruas: Nossa Senhora do Ó, Campinas, Geraldo Coimbra, Presidente Juscelino Kubistchek, Beira Rio, Ponte do Gel, Nossa Senhora da Conceição até a Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde será realizado o tradicional levantamento do mastro com a Bandeira do Divino Espírito Santo, com acendimento das fogueiras do Divino e queima de fogos de artifício, abrilhantado pela Sociedade Musical Santa Cecília e pela Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia de Sabará.

Missa Solene Campal do Divino Espírito Santo - Dia 20/05- Domingo - 08:30

08h - Saída da Coroa do Divino Espírito Santo da residência do Sr. Manoel Pedro da Silva (Imperador do Divino Espírito Santo), na Rua Clemente Faria 115 - Bairro Centro, seguindo pela Rua Dom Pedro II até o adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

08h30 - Missa Campal - Adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, logo após procissão conduzindo a Coroa do Divino Espírito Santo pelas Ruas: Borba Gato, Zoroastro Viana Passos, Marquês Sapucaí até a Praça Getúlio Vargas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. (Encerramento da festa com a imposição da Coroa do Divino sobre a cabeça dos fiéis e sorteio da corte de 2019).

Pedimos aos moradores das Ruas do cortejo das procissões, que enfeitem as janelas com toalhas vermelhas e brancas e que não deixem carros estacionados na rua.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
31 DE OUTUBRO DE 2017
31 DE OUTUBRO DE 2017
15ª Feira de Artesanato
08 DE FEVEREIRO DE 2018
A irreverência do Carnaval sabarense
07 DE MAIO DE 2018
Cores, fé e tradição
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Fique por dentro do que vai rolar!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados