SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUN DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Com apenas 11 anos, menino mostra habilidade em vários segmentos artísticos

Esculturas de papelão, desenhos, objetos de bambu, peças teatrais e livros. Essa é a obra de André de Oliveira de apenas 11 anos. O pequeno artista que desde muito novo está envolvido com a arte, conta que mexer com vários seguimentos artístico o acalma e ainda é um grande divertimento.

Este ano pela primeira vez, encarou a arte como um trabalho, mas recebeu apenas um valor simbólico, pois seu objetivo era apenas contribuir na construção do desfile do Escola carnavalesca Mirins do Samba. Ele foi um dos responsáveis pela confecção de bastões feitos de bambus e penas, utilizados no desfile da agremiação. Além de fazer os adereços, André também participou do desfile tocando trompete.

Não é a primeira vez que Andre tem seu trabalho de artista plástico apreciado por muitas pessoas. No ano passado, André expôs seus trabalhos na Praça Santa Rita, durante o Festival de Inverno com o apoio da Prefeitura.

A mãe, Maria Inês de Oliveira, fica super orgulhosa do filho e conta que desde bem pequeno, o menino já se encantava com arte. “Ele não tinha nem dois anos e nós o levamos para assistir uma peça na Praça da Matriz. Assim que acabou rolou uma lágrima de seus olhos. Uma senhora que estava ao lado disse: ’Esse menino vai ser artista, ele já se emocionou’ “, o tempo provou que arte realmente mexe com o garoto.

E quem tem alma de artista pode ter vários talentos. André não se interessa apenas pelas artes plásticas, ele compõe músicas e até escreve livros. Aos 11 anos já conta com quatro obras literárias, mas até o momento nenhuma foi publicada. Os livros são escritos em um caderno e todas as histórias são lustradas por ele mesmo.

A família diz que sempre o apoiou, assim como a escola. A princípio estudava no Instituto Educacional Irmãs Canisianas, onde teve muito incentivo de professores e da diretora. Foi lá, inclusive, que teve o apoio para escrever seu primeiro livro. Com apenas seis anos, após ver que sua professora era autora de um livro, disse que também queria escrever. A mãe, claro, incentivou, mas como o menino ainda não estava tão familiarizado com as letras, precisou de ajuda. “Ele ia dizendo, contando a história e eu ditava como escrevia”, conta Maria Inês. Assim nasceu a sua primeira produção; “Meus amigos de Infância”.

Seu último livro se chama “As aventuras de Tute”, na obra ele conta a história de Tute um ratinho que mora em Belo Horizonte e enfrenta todos os problemas de viver em uma grande cidade. A história foi uma criação de sua mãe e é baseada nos “ratinhos” que passeiam pela Rua Caetés durante a noite. Ela conta que todas as noites espera o ônibus no Centro de BH para voltar para casa e sempre observa os ratos, daí nasceu a ideia. Criou a história, contou para o filho e ele quis logo colocá-la no papel.

E o talento não para por aí. O menino também atua, entrou para o teatro aos 7 anos e até agora já tem nove peças em seu currículo. Além disso, participa da Banda Santa Cecília, junto com o irmão Miguel, de nove anos, esse por enquanto pretende mostrar seu talento nos campos.

Diante de tantas habilidades, André diz que não sabe muito bem qual caminho seguir. “Ainda não tenho nada definido, são muitas coisas que eu penso”, diz o menino que apesar de tímido e calado, demonstra uma grande inquietude.

O certo é que independente do caminho que esse pequeno seguir, o sucesso será garantido, pois arte e talento transbordam em sua vida.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
08 DE JUNHO DE 2017
Festa de letras e encanto
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Aerofusca com muitas novidades
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
20 DE FEVEREIRO DE 2017
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados