TERÇA-FEIRA, 25 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
08 DE MARÇO DE 2018
CNH Digital já está disponível em Minas

Desde o dia 1º de fevereiro a Carteira Nacional de Habilitação Digital já está sendo aceita no Estado. O motorista que quiser a nova modalidade do documento, basta solicitar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), que poderá ser acessada por meio de um aplicativo para celular. Para ajustes técnicos de alguns órgãos e entidades de trânsito, a emissão obrigatória em todo o país foi adiada para 1º de julho.

No entanto, em Minas, o documento já vale desde o início deste mês e é aceito em todo o território nacional, segundo o Departamento de Trânsito do estado (Detran-MG).

As carteiras de motorista com QR Code (Quick Response Code, que pode ser lida por meio de um aplicativo) começaram ser feitas em Minas Gerais em maio de 2017, a partir delas podem ser feitas as novas CNHs Digitais. Os motoristas que já possuem o novo modelo de CNH de 2017 e estão com os dados atualizados no Detran, como e-mail e telefone celular, já podem solicitar o documento eletrônico no site do Denatran.

Depois disso, o condutor deverá instalar o aplicativo no smartphone. Ele já está disponível para download na Google Play e na Apple Store. Para visualizar a CNH, o condutor terá que usar uma senha pessoal de quatro dígitos. Todos os dados do motorista são assinados digitalmente, o que garante a segurança do processo, segundo o Detran. Somente no primeiro acesso o motorista precisará usar conexão com a internet. Nas próximas vezes, será possível visualizar o documento off-line.

Somente um dispositivo poderá estar conectado à CNH Digital, não sendo possível o acesso por meio de um celular que não esteja vinculado ao cadastro do condutor no Denatran. Em caso de perda, furto ou roubo do celular, o condutor deverá bloquear a CNH-e

O Detran ressalta que a carteira impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a versão on-line, para isso é bom que fique atento à condição do smartphone, pois se aparelho tiver sem bateria, será considerado que o condutor não está com o documento.

Seja na versão impressa ou digital, a apresentação do documento é obrigatória para fins de fiscalização e a falta do documento gera três pontos na CNH, retenção do veículo e R$ 88,38 de multa.

GERAIS
08 DE FEVEREIRO DE 2018
TÁ TUDO ERRADO
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
31 DE OUTUBRO DE 2017
Uma tradição milenar
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Quanto custa morrer?
03 DE JANEIRO DE 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados