SÁBADO, 20 DE OUT DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
05 DE MARÇO DE 2018
Mostra Cultural expõe talentos sabarenses

O Pompéu mais uma vez será palco de arte e cultura. No dia 11 de março, domingo, acontece no Rancho da Cultura a primeira Mostra Cultural que irá expor o resultado dos trabalhos do curso: “Comunicação, Gestão e Comercialização no Turismo Comunitário”, “carro-chefe” do projeto Casulo - Escola popular de cultura e turismo comunitário. O evento vai contar com a participação de talentos das comunidades do Pompéu, Ravena, Gaia e Arraial Velho e comemorará a conclusão do projeto com um intercâmbio cultural.

O projeto Casulo – Escola popular de cultura e turismo comunitário é uma escola livre, sem saberes hierarquizados, onde o tempo é o principal aliado. Uma escola que volta ao sentido original de schole que, em grego, significa tempo livre. O Projeto nasceu de uma parceria entre o Instituto Cultural Abrapalavra e o Rancho da Cultura. Aprovada na Chamada Pública Parcerias Sustentáveis da AngloGoldAshanti, a escola tem como finalidade fortalecer a participação dos moradores do Pompéu, assim como Gaia, Arraial Velho e Ravena, nos processos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos de suas comunidades, estimulando a auto-organização, sustentabilidade e a formação das mulheres e da juventude para a cultura popular e o turismo comunitário. Para isso, utiliza metodologias que articulam dimensões políticas e técnicas, inovações tecnológicas e atividades tradicionais, teoria e prática, a partir de um regime de alternância, intercâmbios e diálogos entre gerações.

O objetivo do curso “Comunicação, Gestão e Comercialização no Turismo Comunitário” foi formar “guardiões das rotas turísticas e culturais de Sabará e participaram jovens de 14 a 29 anos, das comunidades de Maquiné, Ravena, Adelmolândia, Morro da Cruz e os do grupo Arautos da Poesia. Eles tiveram aula de escrita criativa, turismo comunitário, elaboração de projetos, contabilidade pessoal, marketing, redes sociais, entre outros.

Além do curso responsável pela mostra, a escola ofereceu outros, na área de artesanato, gastronomia, artes visuais, cultura local e socioambiental.

A Escola está sediada no Rancho da Cultura – museu e centro cultural rural do Pompéu e durante o ano de 2017 teve cursos livres de curta e de média duração com o objetivo de atualizar e complementar conhecimentos; além de propostas de intercâmbios culturais, vivências socioambientais e artísticas.

Os responsáveis pelo evento são a narradora de história Aline Cântia; o músico e compositor Chico do Céu, mestre em Políticas Sociais Fernando Chagas e a relações públicas especialista em projetos Culturais Tatiane Soares Reis.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados