SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUN DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
05 DE MARÇO DE 2018
Mostra Cultural expõe talentos sabarenses

O Pompéu mais uma vez será palco de arte e cultura. No dia 11 de março, domingo, acontece no Rancho da Cultura a primeira Mostra Cultural que irá expor o resultado dos trabalhos do curso: “Comunicação, Gestão e Comercialização no Turismo Comunitário”, “carro-chefe” do projeto Casulo - Escola popular de cultura e turismo comunitário. O evento vai contar com a participação de talentos das comunidades do Pompéu, Ravena, Gaia e Arraial Velho e comemorará a conclusão do projeto com um intercâmbio cultural.

O projeto Casulo – Escola popular de cultura e turismo comunitário é uma escola livre, sem saberes hierarquizados, onde o tempo é o principal aliado. Uma escola que volta ao sentido original de schole que, em grego, significa tempo livre. O Projeto nasceu de uma parceria entre o Instituto Cultural Abrapalavra e o Rancho da Cultura. Aprovada na Chamada Pública Parcerias Sustentáveis da AngloGoldAshanti, a escola tem como finalidade fortalecer a participação dos moradores do Pompéu, assim como Gaia, Arraial Velho e Ravena, nos processos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos de suas comunidades, estimulando a auto-organização, sustentabilidade e a formação das mulheres e da juventude para a cultura popular e o turismo comunitário. Para isso, utiliza metodologias que articulam dimensões políticas e técnicas, inovações tecnológicas e atividades tradicionais, teoria e prática, a partir de um regime de alternância, intercâmbios e diálogos entre gerações.

O objetivo do curso “Comunicação, Gestão e Comercialização no Turismo Comunitário” foi formar “guardiões das rotas turísticas e culturais de Sabará e participaram jovens de 14 a 29 anos, das comunidades de Maquiné, Ravena, Adelmolândia, Morro da Cruz e os do grupo Arautos da Poesia. Eles tiveram aula de escrita criativa, turismo comunitário, elaboração de projetos, contabilidade pessoal, marketing, redes sociais, entre outros.

Além do curso responsável pela mostra, a escola ofereceu outros, na área de artesanato, gastronomia, artes visuais, cultura local e socioambiental.

A Escola está sediada no Rancho da Cultura – museu e centro cultural rural do Pompéu e durante o ano de 2017 teve cursos livres de curta e de média duração com o objetivo de atualizar e complementar conhecimentos; além de propostas de intercâmbios culturais, vivências socioambientais e artísticas.

Os responsáveis pelo evento são a narradora de história Aline Cântia; o músico e compositor Chico do Céu, mestre em Políticas Sociais Fernando Chagas e a relações públicas especialista em projetos Culturais Tatiane Soares Reis.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
08 DE JUNHO DE 2017
Festa de letras e encanto
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Aerofusca com muitas novidades
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
20 DE FEVEREIRO DE 2017
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados