SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAI DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - OBRAS
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Reforma e restauro do Solar do Padre Corrêa

Leitores se preocupam com obras no imóvel que abrigava a sede da Prefeitura

No dia 27 de dezembro a Prefeitura de Sabará anunciou a assinatura de contrato com a empresa DIMINAS CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO autorizando o início das obras de reforma e restauro do Solar do Padre Corrêa, prédio que até 2016 abrigou a sede da prefeitura e algumas secretarias.

Na ocasião foi divulgado que a previsão para o início das obras seria na segunda quinzena de janeiro, como também a Folha de Sabará anunciou na última edição. As obras ainda não foram iniciadas, mas segundo a Prefeitura, a autorização de ordem de serviço ainda será assinada, o que deve acontecer nos próximos dias, com data a ser definida junto ao Conselho de Patrimônio, técnicos do IPHAN, empresa e representantes da comunidade, após a assinatura as obras terão início.

Após o anúncio da reforma e restauro alguns leitores entraram em contato conosco receosos em relação à obra, já que o imóvel tem um grande valor histórico, arquitetônico e artístico, sendo todo ele uma obra de arte, seja na alvenaria de pedra, barro (pau-a-pique), adobe ou pedra sabão. Sejam nas portas, janelas, sacadas, balcões e esquadrias em madeira finamente trabalhadas.

A preocupação maior dos leitores se deu pelo fato do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) não ter sido mencionada na divulgação. Além disso, existe uma preocupação maior com os bens móveis e bens integrados, como os forros em madeira, tanto no primeiro como no segundo piso, entalhados, com pinturas de excelente qualidade. Além de sua interessante e elegante Capela, dedicada a São José, obra atribuída a Francisco Vieira Servas.

A Prefeitura esclarece que uma de suas preocupações é remover com segurança o acervo histórico contido no prédio e ressalta que a obra será acompanhada por técnicos do IPHAN e da Prefeitura de Sabará, além de representantes do Conselho Municipal de Patrimônio e da comunidade. E destaca ainda que a empresa contratada atende todas as condições previstas no edital, entre elas a especialização em restauração de bens móveis e bens integrados.

Entramos em contato também com o IPHAN que afirmou que a restauração é uma ação do PAC- Cidades Históricas e que os projetos já foram todos analisados e aprovados pelo Instituto. O IPHAN informou ainda que fará fiscalizações regulares às obras durante seu andamento. Serão investidos, com recursos de origem do Governo Federal, 3,9 milhões de reais na reforma do prédio histórico.

OBRAS
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados