TERÇA-FEIRA, 25 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - MEIO AMBIENTE
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Alerta em períodos chuvosos

Defesa Civil afirma que tem reduzido acidentes com trabalho de prevenção

As chuvas de verão estão aí e nessa época é comum vermos muitos incidentes acontecerem, o risco de deslizamentos e inundações aumenta gradativamente, por isso devemos tomar o devido cuidado.

Sabará é uma cidade com uma condição topográfica propícia para esse tipo de acidente. Logo, a Defesa Civil procura trabalhar intensamente no sentido de amenizar as ocorrências.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Elias Magalhães, uma força tarefa entre as Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil, tem atuado na prevenção para que acidentes não ocorram. Durante a força tarefa os maiores problemas encontrados foram movimentação de terra, supressão de árvores sem licença, obras em áreas de preservação ambiental, obras sem licença e ocupação em áreas públicas, em sua maioria nos bairros Esplanada, Nossa Senhora de Fátima, Morro da Cruz, General Carneiro, São Francisco, Roça Grande e Rosário.

Segundo o coordenador, o trabalho tem surtido efeito, pois nesses últimos dias de chuva contínua foram poucas as ocorrências registradas e nenhuma grave. E redução das ocorrências foi significativa. No período de outubro de 2016 a fevereiro de 2017 foram registradas 1284 ocorrências. Já entre outubro de 2017 e janeiro deste ano as ocorrências registradas foram 473, o que mostra a efetividade do trabalho. Dentre os registros estão risco de queda de árvores, infiltrações, deslizamento de talude (encostas), muros com estruturas precárias, trincas e rachaduras. Os bairros mais afetados com a chuva são General Carneiro, Alto Cabral, Itacolomi, Nossa Senhora de Fátima, Roça Grande e Rosário.

A Defesa Civil alerta que é importante verificar as trincas e fissuras tanto nas paredes como no solo; verificar quanto á captação de água pluvial, seu escoamento e calhas, certificar das condições de árvores, muros e postes, se estão inclinados; atentar quanto aos barracos com risco de deslizamento, entre outros. Ressalta ainda, que é de suma importância que não execute nenhuma obra neste período, em prol da própria segurança e destaca que toda e qualquer obra deve apresentar projetos e acompanhamentos técnicos, a fim de evitar futuros danos. O órgão diz ainda que é importante a população se conscientizar em relação aos riscos, tomando os devidos cuidados para preservar a própria vida.

MEIO AMBIENTE
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Alerta em períodos chuvosos
08 DE FEVEREIRO DE 2018
29 DE MARÇO DE 2018
Vizinhos do Aterro
06 DE OUTUBRO DE 2017
Horário de Verão será mantido
02 DE ABRIL DE 2018
Outdoor por todas as partes
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados