SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZ DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
04 DE DEZEMBRO DE 2017
Como encontrar a paz

Há 34 anos em Sabará, grupo Neuróticos Anônimos procura trazer tranquilidade à vida das pessoas

Se você entrar no dicionário e procurar a palavra neurótico vai encontrar a seguinte definição; “Diz- se de indivíduo que sofre neurose”. Já a palavra neurose aparece com três definições. Médica e psicológica: Distúrbio psicológico ou comportamental em que a ansiedade se evidencia como uma característica principal. Psicológica: Alteração patológica do organismo, de origem psíquica, cujos sintomas revelam simbolicamente um conflito que se originou na infância do paciente. Coloquial: Qualquer forma de nervosismo que evidencia tensão ou irritabilidade.

A palavra a princípio assusta, mas em uma simples pesquisa no dicionário para sabermos sobre a definição real, podemos perceber que hoje é muito comum vermos muitas pessoas com essas características e até mesmo nos percebemos assim.

Logo, concluímos que são muitos os neuróticos no mundo e que apesar de ser algo perturbador podemos conviver com essa condição, tornando a vida muito mais leve e tranquila. É justamente isso que o grupo Neuróticos Anônimos criado há 53 anos nos Estados Unidos e existente há 34 anos em Sabará pretende fazer.

O Neuróticos Anônimos é uma Irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências, fortaleza e esperança para resolverem seus problemas emocionais comuns e dessa forma se reabilitarem da doença mental e emocional.

Para os Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça.

Foi há cerca de 20 anos, quando suas emoções começaram a interferir de forma prejudicial em seu comportamento que a professora, que não quis se identificar, hoje com 49 anos, resolveu visitar pela primeira vez o grupo. Ela conta que conheceu o grupo através de uma vizinha. A professora diz que estava passando por uma depressão na época, mas não tinha percebido. “Participando das reuniões, lendo os livros, a literatura trabalhada, descobri a causa da depressão e passei a fazer o tratamento através dos estudos que são desenvolvidos no grupo e dessa forma fiquei curada. Ainda tenho momentos tristes, conflituosos, mas agora através do grupo consigo encontrar a saída, a solução. Consegui encontrar um equilíbrio e perdi um medo muito grande que eu tinha na vida. Hoje eu não tenho medo da morte. Por causa do programa.”, diz.

Conversamos também com outra professora aposentada que conta que descobriu o grupo há cerca de 30 anos. Estava com 36 anos, três filhos com menos de 10 anos e tinha acabado de ficar viúva. Ela descobriu o grupo através de uma cunhada que frequentava em Belo Horizonte e resolveu trazer a irmandade para Sabará. A aposentada diz que logo no início começou a se sentir melhor e descobriu duas características em sua personalidade que contribuíam para o seu sofrimento; a autopiedade e o complexo de inferioridade. Foi trabalhando esses pontos e aprendendo a lidar e a aceitar a realidade que ela conseguiu fortalecer espiritualmente.

O fim do casamento foi que levou outra participante, a entrar para o grupo há 15 anos. Ela conta que através do grupo conseguiu superar, contornar a situação, criar seus filhos e ter uma boa relação com seu ex-marido. “Eu descobri que o importante é você estar bem com você, estando assim, você aprende a lidar com as adversidades”, ressaltou.

Programa

A Irmandade Neuróticos Anônimos tem seu programa baseado nos 12 Passos e 12 Tradições dos Alcoólicos Anônimos. Não se cobram taxas nem mensalidades. As despesas de seu funcionamento são pagas com o dinheiro proveniente das contribuições de seus membros. Seu objetivo primordial é a transmissão de sua mensagem, através da recuperação de seus membros, aos que necessitam de ajuda para encontrar uma vida feliz, livres da doença mental e emocional.

Reunião

Em Sabará, as reuniões acontecem todas as quartas-feiras entre 19h e 21h no salão da Sociedade São Vicente de Paulo. Rua José Domingos de Oliveira, 43. Bairro Cabral. Aquele interessado em participar da reunião basta comparecer no local.

Mais informações sobre a Irmandade no site: www.neuroticosanonimos.org.br

Foto: Google

SAÚDE
06 DE OUTUBRO DE 2017
Combate aos escorpiões
06 DE DEZEMBRO DE 2017
Controle contra a febre amarela
29 DE JUNHO DE 2017
A criança e o mundo virtual
13 DE OUTUBRO DE 2017
31 DE OUTUBRO DE 2017
04 DE DEZEMBRO DE 2017
Como encontrar a paz
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Na luta contra o câncer
18 DE JULHO DE 2017
Cura através da energia!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados