SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZ DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Novembro Azul: prevenção contra o câncer de próstata

O mês de novembro é marcado pelas ações do Novembro Azul, movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por esse motivo, o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente.

No entanto, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença por puro preconceito. É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul, uma forma de ampliar o debate que antes ficava mais concentrado no dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata.

O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, estendeu as programações para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil. O exame de toque retal não afeta a masculinidade e demonstra o cuidado do homem com a prevenção de sua saúde e integridade.

As visitas médicas devem ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Se tratado no início, o tumor de câncer na próstata tem amplas possibilidades de cura, o que não acontece em relação aos diagnósticos tardios. Se o tumor se expandir para além da próstata, poderá inclusive atingir outros órgãos.

O câncer de próstata se desenvolve principalmente com a idade e a incidência do tumor é mais comum em homens com mais de 50 anos.

Os casos podem ser diagnosticados por exames, sendo o principal o exame de toque retal, mas também por exame sobre a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo).

Sabará

No mês passado durante a Campanha Outubro Rosa a cidade recebeu a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas no combate aos cânceres de mama, do colo de útero e de próstata com a realização de exames gratuitos.

A ação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sabará, AngloGold Ashanti e a Fundação Cristiano Varella.

A carreta móvel com equipamentos sofisticados, espaço amplo e muito conforto, realizou durante os cinco dias que esteve na cidade, mais de 600 exames, segundo informações divulgadas pela Prefeitura. Os pacientes receberam orientações sobre a doença, formas de prevenção e diagnóstico para câncer de próstata, colo de útero e mama. Foram realizadas 213 mamografias, 193 preventivos Papanicolau e 204 PSA.

Para fazer o exame de PSA em Sabará, o homem com idade a partir dos 45 anos basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer o agendamento.

SAÚDE
06 DE OUTUBRO DE 2017
Combate aos escorpiões
06 DE DEZEMBRO DE 2017
Controle contra a febre amarela
29 DE JUNHO DE 2017
A criança e o mundo virtual
13 DE OUTUBRO DE 2017
31 DE OUTUBRO DE 2017
04 DE DEZEMBRO DE 2017
Como encontrar a paz
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Na luta contra o câncer
18 DE JULHO DE 2017
Cura através da energia!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados