SÁBADO, 15 DE DEZ DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
31 DE OUTUBRO DE 2017
15ª Feira de Artesanato

Entre os dias 6 e 8 de outubro aconteceu a 15ª edição da Feira de Artesanato. Este ano o evento voltou as suas origens, sendo realizado desvinculado ao Festival de Jabuticaba. A mudança atendeu a um pedido dos próprios artesãos. Além disso, os expositores participaram de forma independente e não vinculados às associações, o que abriu espaço para todos participarem estando ou não ligado a alguma associação.

A Prefeitura Municipal de Sabará estima que cerca de 5 mil pessoas passaram pela Feira nos três dias de evento.

Foram 100 expositores, distribuídos em 42 estandes e doze barracas de gastronomia. Os visitantes, entre sabarenses e turistas, além de conhecerem o nosso rico artesanato puderam degustar muitas de nossas delícias nas barracas gastronômicas e ainda curtir as atrações culturais, entre elas, as cinco tendas da “Borrachalioteca” para a venda de livros.

Para a artesã Mariluz Ferreira Rodrigues, o novo formato agradou. “Agora a feira tem uma referência própria do artesanato, porque antes ficava muito ligada ao Festival da Jabuticaba”, diz. Ela ressalta que a iniciativa foi importante, porque pode dar mais força para o artesanato de Sabará. Além disso, possibilitou que muitos artesãos aparecessem. Para Mariluz, o importante não é apenas venda, mas principalmente a exposição do trabalho. “Não é só venda, temos que mostrar o artesanato. Tinham pessoas lá que eu nem sabia que mexiam com artesanato e fazem trabalhos lindos. Temos que ter paciência, para engrenar. Mas eu achei muito bom”, disse.

Ela afirmou que mesmo que algumas pessoas não tenham vendido o esperado foi possível fazer vários contatos, pois a feira possibilitou isso. “Depende de nós, da nossa boa vontade, para que esse evento vire uma feira de negócios, assim como a feira nacional”, ressaltou.

Em relação à organização, a expositora elogiou, mas pontuou que embora tenha recebido clientes de outra cidade, o público maior foi de Sabará, por isso ressaltou que a divulgação ficou concentrada aqui. “Entendo que a prefeitura contribuiu muito, por não ter tido pagamento de estande, o que ajudou muito o artesão. Por isso, a divulgação tenha ficado mais nas redes sociais, mas acredito que foi proporcional, foi feito o que foi possível”, destacou.

Ela ainda pontuou a questão da dissociação dos artesãos das associações, ou seja, cada artesão se apresentou individualmente, não vinculado a alguma associação. Para a expositora, por um lado foi bom, pois fortaleceu muitos artesãos, mas por outro lado deixou alguns reprimidos. “Existem muitas pessoas que se apóiam nas associações, porque infelizmente têm dificuldade de caminhar sozinhos. Fazem trabalhos maravilhosos e não conseguem vender, não tem jeito para o negócio. Essas pessoas acabaram ficando prejudicadas”, disse.

Mariluz lembrou que a feirinha de artesanato na praça Santa Rita que aconteceu em alguns domingos de 2016 foi muito bom para os profissionais, por isso está sendo conversado entre os artesãos e a prefeitura o retorno do evento. “Sabará tem muito artesão, mas infelizmente não tem como escoar toda essa produção, e a feirinha era uma excelente oportunidade”, pontuou.

A artesã diz ainda que apesar de ter aprovado o novo formato tem pessoas que preferem em conjunto com a jabuticaba, mas de qualquer forma foi uma excelente oportunidade para abrir o espaço para um número maior de artesãos. “Acredito que temos que ter paciência. E podemos nos unir para modificar alguns pontos que de repente não tenha agradado”.

Mariluz trabalha com palmas barrocas e é associada à Sabará Feito a Mão, desde o ano passado tem inovado seu trabalho fazendo palmas com produtos recicláveis o que não diminuiu em nada a beleza de sua arte.

O prefeito Wander Borges comemorou o sucesso da feira. “Esse evento provou que tem capacidade para seguir o modelo atual, com uma enorme variedade de produtos artesanais selecionados, sendo uma atração independente de outras feiras ou festivais. Faremos todo o esforço necessário para destacar ainda mais as nossas tradições, culturas e valores”, ressaltou.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
08 DE FEVEREIRO DE 2018
A irreverência do Carnaval sabarense
07 DE MAIO DE 2018
Cores, fé e tradição
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Fique por dentro do que vai rolar!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados