SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZ DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
06 DE OUTUBRO DE 2017
Pacientes no controle: Atitude exige coragem

Tema de Outubro Rosa visa empoderar as mulheres

Lançada oficialmente nos dias 26 e 27 de setembro, em São Paulo, durante o 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer, a campanha do Outubro Rosa 2017 tem o objetivo de incentivar pacientes e familiares a enfrentarem o câncer de mama ativamente e a conversar com a equipe médica aproximando-se de instituições de apoio e conhecendo seus direitos.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A importância

do exame

O Câncer de Mama ainda é o mais comum e o que mais mata mulheres no Brasil e no Mundo.

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, maiores são as taxas de sucesso no tratamento.

Uma pesquisa do Inca divulgada neste mês aponta que 66,2% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama. O dado reforça a importância do autoexame e da observação das mudanças no corpo para a prevenção da doença, mas, principalmente, de procurar tratamento e orientação médica.

No estudo, o percentual de mulheres que identificou a doença inicialmente por meio da mamografia ou de outro exame de imagem foi de 30,1% enquanto apenas 3,7% dos casos tiveram suspeita inicial vindo de um profissional de saúde.

Além disso, segundo recomendação do Inca e do Ministério da Saúde, entre os 50 e 69 anos, é fundamental que façam mamografia a cada dois anos. No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento. De acordo com o Inca, a taxa de sobrevida após 5 anos (porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico) é maior quando a doença é detectada em seus estágios (etapa de desenvolvimento) iniciais.

Uma pesquisa do Inca com 12.847 pacientes entre 2000 a 2009 revelou que a sobrevida em cinco anos, de acordo com o estágio da doença no início do tratamento, foi de: 88,3% (estágio I), 78,5% (estágio II), 43% (estágio III) e 7,9% (estágio IV).

Atenção

permanente

Segundo a Secretaria de Saúde do município, para a prevenção do câncer de mama, o exame clínico é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde de Sabará, assim como orientações quanto a fatores de risco, além da realização da mamografia de rastreamento. Para a prevenção do câncer de colo de útero, o município realiza o exame citopatológico em todas as Unidades Básicas de Saúde, principalmente em mulheres de 25 a 64 anos de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. Já para prevenção do câncer de próstata, aos homens maiores de 45 anos, é ofertado o exame Antígeno Prostático Específico – PSA, que serve como norteador para o diagnóstico do câncer, assim como consultas com o urologista para o exame de toque.

Em Sabará, atualmente, há sete casos de câncer de mama, diagnosticados no SUS. Vale ressaltar que esse número pode ser maior, uma vez que existe tratamento no serviço privado, que não são contabilizados nesta estatística. Todo paciente com diagnóstico de câncer no município é encaminhado imediatamente para início do tratamento em hospitais oncológicos da região metropolitana de Belo Horizonte.

Ações preventivas

contra o câncer

Celebrando o Outubro Rosa, uma parceria entre a Prefeitura de Sabará, a AngloGold Ashanti e a Fundação Cristiano Varella promoverá, entre os dias 16 e 20 de outubro, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer. Um consultório móvel será instalado em General Carneiro e realizará exames gratuitos de prevenção contra o câncer para os sabarenses, tanto homens como mulheres.

De acordo com o prefeito Wander Borges, os sabarenses já têm acesso aos serviços de saúde durante todo o ano, de forma ininterrupta. "Estamos intensificando o atendimento devido à campanha contra o câncer. Mas o principal objetivo é, neste caso, reforçar a necessidade de se realizar os exames preventivos e acompanhamento médico periódico", explicou.

O principal objetivo da campanha, dentro do Outubro Rosa, é incentivar a população a valorizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo de útero e de próstata, com a realização de exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo para as mulheres, mais conhecido como Papanicolau. Os exames já podem ser agendados na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Poderão realizar os exames de PSA, homens com idade a partir de 45 anos. O de Papanicolau é destinado a mulheres entre 25 e 69 anos. Já a mamografia é para mulheres com idades entre 40 e 69 anos.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Cidade em ritmo de Carnaval
31 DE OUTUBRO DE 2017
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Prepare-se para cair na folia!
26 DE DEZEMBRO DE 2016
Pequenos Grandes Escritores
05 DE JULHO DE 2017
Tradição renovada
17 DE JULHO DE 2017
Muitos anos de Belgo
31 DE OUTUBRO DE 2017
15ª Feira de Artesanato
09 DE FEVEREIRO DE 2017
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2017
05 DE JULHO DE 2017
Viva São João!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados