TERÇA-FEIRA, 17 DE JUL DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
28 DE SETEMBRO DE 2017
Estudantes são contemplados com passeio em área ambiental

Após se destacarem em projeto patrocinado pela AngloGold, alunos da Escola Castelo Branco visitam Mata do Limoeiro em Ipoema

O dia 12 de setembro foi especial para um grupo de alunos da Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco. Os estudantes fizeram uma viagem pedagógica ao Parque Estadual Mata do Limoeiro em Ipoema, distrito de Itabira. A viagem foi o prêmio para a conquista da primeira etapa do "Projeto Escola na Trilha”.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a AngloGold Ashanti e tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar jovens do ensino médio por meio da vivência turística quanto a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural.

A temática Educação Ambiental foi trabalhada em sala de aula com todos os decentes nas doze disciplinas que contemplam o ensino médio. Foram trabalhados em sala de aula: gêneros textuais; análise de reportagens; cálculo de tempo e orientação com bússola e planilha; Geografia Ambiental; leitura de mapas; ambientes equilibrados, saudáveis e locais poluídos; Circuito turístico das grutas e do Ouro; Patrimônio material, imaterial e natural; mudanças que ocorrem no meio ambiente; Reciclagem, Poluição, Lixo; Água; Sustentabilidade; Relação ser Humano e Meio Ambiente.

Como culminância do trabalho foi realizado um enduro a pé, uma modalidade esportiva de aventura e regularidade que consistiu em percorrer um circuito (Parque do Sumidouro, em Lagoa Santa), guiado por bússola, envolvendo trilhas, rios e estradas, definido em planilha, mantendo a velocidade média estabelecida para cada trecho do circuito e respondendo questões nos postos de controle envolvendo a temática trabalhada em sala de aula. A pontuação final foi a classificação para participarem da Viagem Pedagógica.

Para a escola esse foi mais um momento de aprendizagem que ultrapassou os limites da instituição e proporcionou aos estudantes vivenciarem na prática as teorias estudadas dentro da sala de aula.

O projeto continua até novembro, envolvendo outras turmas do ensino médio. A escola ressalta que as atividades não têm nenhum custo para os alunos.

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
28 DE SETEMBRO DE 2017
Pedalando por uma vida melhor
28 DE SETEMBRO DE 2017
Cantinho do Escritor Sabarense
18 DE JULHO DE 2017
Riquezas de nosso patrimônio
28 DE SETEMBRO DE 2017
De portas abertas
06 DE OUTUBRO DE 2017
2ª edição da Ação Promove
31 DE OUTUBRO DE 2017
Ação Promove SABARÁ
31 DE OUTUBRO DE 2017
Literatura sabarense
31 DE OUTUBRO DE 2017
Professores no limite
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados