TERÇA-FEIRA, 17 DE JUL DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
28 DE SETEMBRO DE 2017
De portas abertas

Senai convida a comunidade para conhecer as diversas oportunidades de carreiras na indústria

Foram dois dias de palestras, orientação profissional, visitas a laboratórios, apresentação de projetos e várias demonstrações que simulam o dia a dia da indústria.

O Mundo Senai, evento que abre as portas da instituição para a comunidade, aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro e alunos de outras escolas da cidade e público em geral tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cursos que são oferecidos no Senai.

O supervisor técnico da instituição, José Mendonça de Oliveira, diz que o objetivo do evento é mostrar que tudo ali apresentado está à disposição da comunidade escolar do município e da sociedade de maneira em geral. “É muito rico este momento, a troca de experiência é muito grande. Os alunos de outras escolas têm a chance de escolher o que é melhor para eles na vida profissional através do que é apresentado”, afirmou.

O instrutor Felício Matos do curso de Segurança do Trabalho demonstrou com seus alunos técnicas de atendimento pré-hospitalar e combate e prevenção a incêndio. Ele explica que durante o evento mostra aos alunos de outras escolas o que é ensinado na instituição e mostram com eles podem aplicar na sociedade e na indústria esses conhecimentos.

Ramon César dos Santos, aluno do 9º ano da Escola Estadual Maria Elizabeth Viana de Roça Grande participou do evento pela primeira vez e disse que gostou muito das experiências que foram demonstradas. “Achei muito interessante, porque despertou em mim o interesse em estar fazendo parte da instituição. É uma nova forma de Educação”.

Os estudantes estavam acompanhados pelo professor de História, Aurélio Lopes, que ressaltou que é importante para os alunos mudarem de ambiente e saberem que existe outra realidade fora da escola deles. “É bom também pra eles interagirem e conhecerem de perto uma escola técnica para que possam criar outros sonhos e possibilidades para a sua vida”, afirmou.

O professor de Educação Física, Hellison Lopes, mais conhecido como professor Costela, também levou seus alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Elísio Carvalho de Brito, General Carneiro. Entre eles, Laís Pereira que disse que achou muito interessante o evento e destacou a estrutura do Senai e a qualidade de seus profissionais. Para a estudante que deseja ser enfermeira a demonstração de técnicas de atendimento pré-hospitalar foi o que chamou mais atenção.

O professor afirma que é de suma importância para ampliar os horizontes dos alunos que moram na cidade, mas pertencem à comunidades mais afastadas do Centro, mostrando que eles têm outras possibilidade.

O Mundo Senai também beneficia os alunos da instituição que têm a oportunidade de mostra os trabalhos desenvolvidos por eles. A aluna de técnica em mecânica industrial, Maria Eduarda Moreira, 16 anos, afirma que o Senai é extremamente importante, pois dá uma visão de outras áreas antes e de ingressar no ensino superior. “O técnico muitas vezes nos ajuda a descobrir novos caminhos”. Ela afirma ainda que o evento possibilita que os alunos que estão concluindo o ensino fundamental percebam a importância de um curso técnico.

Compartilhando Experiências

Este ano o evento contempla também diretores e coordenadores das escolas sabarenses. O projeto Compartilhando Experiência sugerido pelo presidente da FIEMG, Olavo Machado, convida todas as instituições de ensino e funcionários da Secretaria de Educação do Município para que todos contem um pouco de suas experiências. De acordo com a pedagoga do Senai, Luzia Umbelino Borges, responsável por coordenar o encontro o objetivo é estreitar os laços entre o Sesi-Senai e as escolas da comunidade visando compartilhar experiências e através disso elevar a qualidade da educação do município.

Os envolvidos elogiaram o projeto. “Nós estamos buscando conhecimento, inovando, trabalhando o lúdico e trazendo muita praticidade para vida não só para os professores, mas também para os alunos”, disse a vice-diretora da Escola Municipal Geraldo Santos, Rosângela de Souza, sobre o encontro.

Em dois dias de evento o Mundo Senai recebeu nove escolas da cidade e mais de 500 estudantes.

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
28 DE SETEMBRO DE 2017
Pedalando por uma vida melhor
28 DE SETEMBRO DE 2017
Cantinho do Escritor Sabarense
18 DE JULHO DE 2017
Riquezas de nosso patrimônio
28 DE SETEMBRO DE 2017
De portas abertas
06 DE OUTUBRO DE 2017
2ª edição da Ação Promove
31 DE OUTUBRO DE 2017
Ação Promove SABARÁ
31 DE OUTUBRO DE 2017
Literatura sabarense
31 DE OUTUBRO DE 2017
Professores no limite
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados