SÁBADO, 20 DE OUT DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
30 DE AGOSTO DE 2017
Conhecimento em meio à natureza

Literatura, Música, Meio Ambiente, Lazer e muito conhecimento, tudo isso reunido em um cantinho especial: o Rancho da Cultura.

Idealizado pelo escritor Silas Fonseca, esse aconchegante lugar está localizado no Pompéu, ao fundo do Restaurante Moinho d´água. Silas o construiu há cerca de cinco anos e recebe principalmente turmas de escola que utilizam o ambiente para ministrar aulas interativas deixando os alunos ainda mais interessados.

O escritor diz que o passeio começa na Igreja Santo Antônio, em Pompéu, no local ele já explora a riqueza do patrimônio histórico, contando sobre a Igreja que data de 1730, a caminho do Rancho da Cultura, as crianças ficam sabendo sobre a história do bairro e chegando no local os conhecimentos são diversos.

O meio ambiente é explorado através de uma pequena trilha que se inicia com um lago com peixes variados, entre eles, algumas escarpas. Aos percorrermos a trilha encontramos a Praça do Ora-pro-Nóbis com pequenos pés da planta, mas que infelizmente não foram para frente, pelo fato de ter muito arvoredo e não bater sol, mas adiante encontramos a Praça da Fonte, feita pelo próprio Silas através de uma nascente, seguindo chegamos à AFIN (Academia de Filosofia Infanto-Juvenil). O espaço tem como padrinho Sócrates e recebe uma vez por mês 25 crianças da comunidade, entre 6 e 11 anos, sob as árvores elas discutem e aprendem sobre filosofia com Silas e outros dois colegas.

Não acaba por aí, o rancho conta ainda com uma horta, que por sinal está linda, ali os meninos aprendem sobre agricultura, plantas medicinais, como podemos utilizar cada verdura, legume e plantas. Tem ainda um aviário com galos, perus e patos.

Silas também desenvolve o projeto Recicla Pompéu. Ele conta que a comunidade percebeu que determinados pontos do rio Sabará, que passa no bairro, estava acumulando muitas garrafas pets, então a cada 15 dias as pessoas responsáveis pelo projeto, passam nas casas do bairro recolhendo as garrafas que antes eram jogadas no rio, em três anos já foram recolhidas quase três toneladas de plástico, já que todos contribuem.

Não podíamos falar de Silas Fonseca sem falar de uma de suas maiores paixões: as palavras. O rancho possui um “pé de poesias”, isso mesmo! Em um pé de goiaba foram penduradas poemas escritos em pequenas placas de PVC. As poesias são de diversos autores, entre eles, sua filha Nádia Fonseca. O escritor ainda distribui livros, declama poesias, canta e conta muitas histórias divertindo a criançada que também pode aproveitar dos brinquedos espalhados na área, como o pula-pula de pneus, entre outros.

Novidade

A partir deste semestre o Rancho se abriu para mais um projeto o “Casulo - Escola Popular de Cultura e Turismo Comunitário” com o apoio da AngloGold Ashanti serão oferecidos cursos que visam valorizar a nossa cultura.

O primeiro curso oferecido que já está acontecendo é o de tricô. O curso é voltado para pessoas de todas as idades e focado na prática. Ao final a pessoa já terá feito seu próprio cachecol, gorro ou outra peça de seu interesse.

Com inscrições abertas até o dia 6 de setembro está o curso a magia dos temperos. As pessoas interessadas saberão mais sobre temperos, especiarias, e ervas aromáticas que podemos produzir no próprio quintal, varanda ou até dentro de casa.

Para os apaixonados pela imagem, com inscrições abertas até o dia 25 de agosto, o projeto oferece o curso “Fotografia para o patrimônio cultural”, que tem como objetivo fotografar o rico patrimônio sabarense. Todos esses cursos são gratuitos e serão oferecidos no Rancho da Cultura.

A Escola Popular de Cultura e Turismo Comunitário não irá funcionar apenas no Rancho da Cultura, os cursos “Vivência Cultural: Educação Popular e Agroecologia” e “Comunicação, Gestão e Comercialização no Turismo Comunitário”, além do Pompéu, serão realizado no Gaia, Arraial Velho e Ravena. A intenção é valorizar a nossa cultura nessas localidades. O Vivência Cultural tem o objetivo de debater a importância da preservação da cultura de agricultura familiar e do meio ambiente para a valorização da história local. Já o outro curso tem a intenção de formar guardiões da história, da cultura e do turismo comunitário de Sabará.

O Rancho da Cultura está aberto a todos. Se você quiser participar de algum curso ou simplesmente passar uma tarde agradável tanto no restaurante quanto nesse interessante local sinta-se à vontade.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados