SÁBADO, 15 DE DEZ DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - ESPORTES
30 DE AGOSTO DE 2017
Sabarenses são campeões em torneio internacional de futebol

O time do ABA – Amigos da Bola América – treina em Sabará há cerca de um ano e meio, e tem em seu elenco cinco jogadores sabarenses que conquistaram no início deste mês o Torneio Challenge Brossard. O torneio aconteceu entre os dias 4 e 6 de agosto na cidade de Brossard no Canadá e contou com a participação de equipes de diferentes países do mundo, sendo o ABA o único representante brasileiro.

De acordo com Clodualdo Eustáquio Borges, coordenador de esporte da equipe, o ABA existe há 17 anos e desde 2010 participa do torneio, mas pela primeira vez a equipe levou um time de futebol de campo, antes era apena de futsal. O time de campo existe desde que Clodualdo se associou ao ABA com o antigo Ajax de Sabará, quando o time passou a treinar no campo de Roça Grande. O coordenador explica que os treinos em Sabará acontecem em quatro categorias com meninos entre 12 e 16 anos.

A equipe campeã é composta por 18 meninos que têm entre 14 e 16 anos, tem jogadores de Sabará, Belo Horizonte, Contagem e Santa Luzia. Os treinos acontecem três vezes por semana, sendo duas em quadras de Belo Horizonte e uma vez aqui em Sabará.

O torneio é uma vitrine para coordenadores esportivos das faculdades canadenses avaliarem jogadores e selecionarem para jogar em equipes das instituições. Além da experiência de participar de uma competição internacional fora do seu país, os jogadores têm a chance de ganhar uma bolsa nessas instituições, uma grande chance para os jogadores.

O capitão do time, o sabarense de Roça Grande Guilherme Souza, diz que o torneio é uma grande oportunidade. “A expectativa de jogar em um torneio em outro país é ser descoberto por um olheiro durante um jogo, assim você pode ter a chance de ser chamado para jogar em uma equipe maior”, diz. Quanto à conquista do título, Guilherme diz que ser campeão é algo inexplicável. Também de Sabará o meia Lincoln Cordeiro afirma que a sensação de ser campeão é maravilhosa. “Não tem explicação, quando o juiz dá o apito final é sensacional”, conta.

Para o treinador da equipe, Tiago Neves, disputar um torneio internacional é sempre uma experiência positiva, pois se joga contra várias escolas do mundo, por isso tem se a possibilidade de entender a evolução do futebol mundial. “Isso é muito bom para evoluirmos”, diz. Em relação à conquista Tiago afirma que foi com uma equipe muito bem preparada para a competição. “Ser campeão de um torneio internacional é uma experiência única. Os meninos estão de parabéns, representaram o Brasil muito bem aqui”, destacou.

ESPORTES
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados