QUARTA-FEIRA, 14 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
29 DE AGOSTO DE 2017
MEC avalia Instituições de Ensino Superior no país

Faculdades que atuam em Sabará têm rendimento entre 1,2 e 2,7

Avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), em 2.109 instituições de Ensino Superior em todo Brasil, apontou 313 escolas com resultado insatisfatório, ou seja, abaixo de dois pontos, medido por meio do IGC (Índice Geral de Cursos).

O IGC mede a qualidade do ensino superior no Brasil, o indicador oficial é calculado todos os anos e é de responsabilidade do MEC. O índice vai de 1 a 5 e as notas na faixa 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. A mais recente avaliação, do ciclo de 2015 foi divulgada no início de junho.

A avaliação leva em conta a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último período de três anos (triênio). Nota no Enade, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos são critérios do CPC.

Esse conceito é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Atualmente, Sabará possui quatro Instituições de Ensino Superior que possui cursos presenciais ou virtuais. As notas do IGC contínuo dessas instituições variaram entre 1,2 e 2,7.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Sabará (FUPAC) teve o curso de pedagogia avaliado, único oferecido pela instituição, e sua nota foi 1,2736.

Já a UNOPAR de Educação a distância que também tem um núcleo em Sabará e oferece cursos de Administração, Pedagogia, Gestão em várias áreas teve nota de 2,4877 no IGC.

E o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) que também possuí um núcleo no município ficou com o IGC em 2,7562.

A nota do ICG contínuo da Faculdade de Sabará que oferece os cursos de Direito e Administração foi de 1,5972. A coordenadoria da Faculdade de Sabará explica que: “A Faixa 1,5972 é um resultado advindo de uma média 2, apurada predominantemente das médias ponderadas das notas padronizadas dos respectivos cursos de graduação. Essa faixa é submetida a uma métrica de transformação do IGC continuo em IGC conceito. Existe a tabela do INEP de parâmetros de conversão. Assim, dentro das faixas pré-estabelecidas, a Faculdade de Sabará obteve conceito 2. Inexiste fracionamento de conceitos, tanto que antes, os conceitos eram dados até mesmo em letras”.

o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade. Sendo assim, a Faculdade de Sabará diz que o resultado do último ENADE, onde a instituição ficou com nota 2 em Direito e 3 em Administração, foi um fato isolado, no caso do Direito. A coordenação explica: “o caráter comparativo do exame, em que estão sendo avaliadas estruturas completamente diferentes entre si (desde Universidades com mais de 200.000 alunos até Faculdades com 500 alunos), todas avaliadas em conjunto e com os mesmos critérios, pode-se afirmar que as estruturas menores ficam mais vulneráveis aos conceitos insatisfatórios. Por exemplo, imaginemos uma Faculdade que tenha uma amostra de 35 alunos, que a representem no ENADE. Se acaso, no dia do exame,um aluno passar mal, mas comparecer e assinar a prova (como ocorreu conosco em 2015), essa nota zero prejudicará fortemente a nota média daquela instituição. Já se isso ocorrer em uma Universidade, que tenha uma amostra de 3.500 alunos, que a representem, o mesmo episódio não terá peso algum. Contudo, sejam quais forem os motivos, entendemos estarem todos neutralizados mediante trabalho contínuo da Faculdade de Sabará para garantir qualidade de ensino. Falamos de uma trajetória de quase vinte anos onde os altos conceitos avaliativos conquistados são a regra. O incidente em questão, foi a única exceção”.

Veja na tabela o conceito geral das instituições que atuam em Sabará com informações retiradas do site do MEC.

O que podemos concluir é que os sabarenses não precisam se preocupar, pois o Conceito Institucional das nossas instituições é bom. Apresentam nota maior ou igual a 3 que é satisfatória para o MEC.

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados