SEGUNDA-FEIRA, 15 DE OUT DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
29 DE AGOSTO DE 2017
Caminhada abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Entre os dias 21 e 28 de agosto celebramos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Para abrir esta semana tão especial, alunos, corpo docente e funcionários da APAE Sabará fizeram uma caminhada pelo Centro Histórico. A festa foi animada pela Fanfarra composta pelos alunos da APAE e regida por Sandru Silva. Os participantes se concentraram na Praça Santa Rita, onde a Fanfarra fez uma pequena e em seguida deram início à caminhada.

A presidente de APAE e atualmente secretária de Educação do Município, Martha Del Rio Hamacek, ressaltou o quanto o momento é fundamental. “Uma semana a nível nacional é uma data oportuna para sensibilizar a sociedade, para mostrar a importância do reconhecimento, dos diretos e das necessidades. Acredito que através disso a sociedade possa tomar mais consciência sobre a importância de trabalharmos a inclusão desses meninos”, diz.

Martha Del Rio destacou que atualmente todas as escolas municipais de Sabará tem algum aluno com algum tipo de deficiência, sendo um total de 250 alunos incluídos em escolas regulares. “Nós estamos buscando ampliar a inclusão desses alunos em nossas escolas. Estamos capacitando os profissionais para trabalharem de forma mais adequada. Sentimos que as dificuldades são muitas, mas estamos buscando cada vez mais melhorar às condições para esses estudantes”, disse.

Para finalizar, Martha ressaltou que é um momento que os meninos se divertem muito e enche a todos de alegria.

Também participaram da festa vários professores e alunos das escolas municipais de Sabará que estão trabalhando em sistema de inclusão. E ainda secretários municipais, o vice-prefeito Lucas Silva e o prefeito Wander Borges que ressaltou que é importante o respeito da sociedade acerca das diferenças e divergências. “Todo nosso corpo técnico, em várias secretarias, está emanado em reconhecer a cada um de vocês como cidadão de direito legítimo como qualquer outro. Precisamos acolher essas pessoas e dar a elas o direito que é devido. Nossas escolas municipais estão se preparando para isso. Precisamos redobrar esse olhar especial para esses meninos e principalmente redobrarmos o sentimento de amor ao próximo”, salientou o prefeito ao público presente.

A semana de comemorações foi intensa. Na quarta-feira houve a inauguração da Academia ao Ar Livre na instituição. E todos os dias aconteceram atividades culturais na APAE, além de palestras educativas.

As comemorações serão encerradas nesta sexta-feira, 25, com um grande baile de confraternização no Cravo Vermelho coma participação de alunos e familiares.

Tema

Todos os anos, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), por meio da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”abre debates e coloca a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a Fenapaes tem como objetivo quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e etc, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
31 DE OUTUBRO DE 2017
Ação Promove SABARÁ
31 DE OUTUBRO DE 2017
Literatura sabarense
31 DE OUTUBRO DE 2017
Professores no limite
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados