SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZ DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
09 DE AGOSTO DE 2017
Sabará ganha Conselho Municipal de Cultura

A luta foi árdua, mas finalmente foi criado o Conselho Municipal de Cultura de Sabará. No último sábado, 5, o sonho antigo ganhou corpo com a eleição dos primeiros representantes do Conselho Municipal de Política Cultural. A eleição aconteceu durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no Museu do Ouro, foram eleitos os membros e suplentes da sociedade civil em várias áreas.

Todo conselho municipal é formado de forma paritária, ou seja, possui representantes da sociedade civil e do poder público. Os membros do poder público ainda serão indicados pelo Governo Municipal.

A conferência abriu com a palestra “Dinâmica de Sistema de Cultura nas várias esferas de governo”, ministrada pelo ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Leônidas Oliveira. Ele contou de sua experiência na capital.

O ex-secretário ressaltou que é importante pensar a construção das diretrizes para a cultura dos próximos anos de forma coletiva. “Vamos procurar observar o outro, os outros e o planejamento urbano. A cultura é tudo. É o modo de vida. É como nos posicionamos na vida. O Plano Municipal deve refletir isso, essa transversalidade, sobretudo, porque dessa forma o dinheiro cresce”, disse.

Leônidas destacou também que os sistemas de cultura só vão funcionar com participação e gestão. “Façam um plano municipal de cultura focado naquilo que a gente quer para Sabará nos próximos anos. Não é preciso fazer algo mirabolante, porque corre o risco de não haver verba para colocar em prática. É importante a noção da cultura enquanto potência na mudança do desenvolvimento social, o pertencimento a terra, a valorização das artes, sejam elas quais forem, a partir de critérios definidos”.

Para o secretário de Cultura do Município, Hamilton Alves, é um momento de muita alegria, pois no governo anterior, enquanto vereador, ele batalhou para que o plano municipal fosse colocado em prática. Por isso desde que assumiu a Secretaria tem se empenhado na construção do Conselho para que esse possa discutir e aprovar o plano existente, que ainda passará pela Câmara Municipal. “Esse plano vai reger as políticas culturais no município nos próximos dez anos”, afirmou.

O vice-prefeito Lucas Silva, que enquanto vereador na última gestão também trabalhou ativamente para a construção de um Conselho Municipal de Cultura, destacou que o Plano Municipal de Cultura poderá finalmente ser colocado em prática. “O plano é visto como algo positivo, não só para conectar as pessoas que estão fazendo cultura na cidade, mas também para avançar em alguns aspectos da política cultural, porque estipula algumas metas que pretendemos alcançar. O importante do Conselho não é só o gestor público pensar o que ele quer para a cidade, é pensar junto com a sociedade civil”, ressaltou.

Para o prefeito Wander Borges o Conselho vai procurar buscar através dos vários atores o entendimento que traga os sentimentos da sociedade como um todo em nível de coletividade. “É importante que a cidade consiga focar um determinado caminho e venda esse foco para outros estados ou fora do país. Aqui tem muita gente fazendo cultura, porém precisamos fazer o ordenamento desses movimentos em várias áreas. A cultura vem no ambiente para transformar as pessoas para melhor”, afirmou.

Veja a lista dos conselheiros eleitos para o mandato 2017-2019:

Música: Vandercí Alves (Titular) - Guilherme Augusto Mendes (Suplente)

Artes cênicas: Neia Aziza (Titular) - Diego Crispim (Suplente)

Cultura Popular: Myrian Alves (Titular) - Laura Lívia da Fonseca (Suplente)

Artes Plásticas: Sérgio Pacheco (Titular) - Ana Maria Guerra (Suplente)

Cultura Afro-Brasileira e Tradicional: Heloisa Silva (Titular) - Leonardo Soares (Suplente)

Artesanato: Jordânia Barros (Titular), Jacilene Lima (Suplente)

Audiovisual: Sara Carneiro (Titular), Renata Lopes (Suplente)

Literatura: Marco Túlio Damascena (Titular), Bernardo Evangelista (Suplente)

CULTURA
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
08 DE JUNHO DE 2017
Festa de letras e encanto
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Aerofusca com muitas novidades
20 DE FEVEREIRO DE 2017
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Contando, cantando e encantando
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Encontro de Bordadeiras é um sucesso
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados