DOMINGO, 22 DE OUT DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas

Com estilo próprio, designer sabarense, Marco Aurélio Viterbo, lança livro celebrando 30 anos de carreira

O sabarense Marco Aurélio Viterbo lançou no último sábado, 29, o livro “Marco Aurélio Viterbo Interiores”. O evento aconteceu no Adro da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A obra reúne 21 projetos realizados durante os 30 anos de carreira do designer de interiores reconhecido no Brasil e no exterior.

Ao folhear o livro é possível se encantar com a beleza do trabalho de Marco Aurélio, as belas imagens e descrições detalhadas nos levam a uma viagem através dos ambientes assinados por ele em Nova York, Miami, Londres, São Paulo, Angra dos Reis e Sabará.

Formado em publicidade, Marco Aurélio Viterbo chegou a trabalhar em uma agência, mas não se identificou muito com a área. Desde novo já se interessava por construções de casa, arte e arquitetura. Depois de formado, apareceu algumas oportunidades nessa área em Belo Horizonte, chegou inclusive a ter uma loja de decoração na capital mineira, mas pouco tempo depois teve a chance de ir para São Paulo para trabalhar com o arquiteto paulista João Armentano. “Na época ele estava estourando, se tornando reconhecido e foi lá que eu aprendi. Digo que minha faculdade foi no escritório do João”, ressalta Marco.

Após nove anos trabalhando com Armentano, Marco Aurélio resolver arriscar a carreira solo e foi um sucesso. Ao longo dessa caminhada decorou apartamentos grandes e pequenos, casas urbanas e de veraneio, escritórios e até mesmo um barco.

Tanta beleza não poderia ficar guardada apenas em suas obras, por isso a ideia de registrá-las. Fazer o livro era um desejo antigo, mas Marco achava que seria muito difícil, algo inviável, até que a Editora Zeta o convidou e ele percebeu que seria apenas mais um desafio, entre tantos. “Foi difícil selecionar os trabalhos, primeiro eu e uma equipe escolhemos em torno de 400; foram várias seleções para chegar nesse número”. Ele conta que no livro quis expor sua versatilidade no trabalho. “Eu quis mostrar essa coisa vários estilos, não ficar muito preso em um único estio.Na profissão nós temos um estilo próprio, mas ouvimos muito o cliente e temos que moldar de acordo com a vida do cliente”, conta.

Conhecido como o senhor das misturas, Marco diz que gosta dos contrastes e de misturar estilos, mas tem uma base. “Eu priorizo conforto, circulação é super importante para minha profissão. A essência é uma só, permanece. O que muda é cor e estilo”.

Sabará

Nascido e criado em Sabará, as raízes ainda estão entranhadas no designer que já ambientou imóveis em vários países. Tanto que construiu uma casa no centro da cidade e faz questão de visitar Sabará pelo menos uma vez por mês, onde diz que recarrega suas energias.

O designer afirma que Sabará o influencia profundamente. Com uma família ligada à arte, sendo sua mãe a maestrina Maria Helena Costa Viterbo, o pequeno Marco cresceu em meio a sons e cores. “Minha mãe era maestrina e tinha um amigo, que morava na casa ao lado que era o Alfredo Machado, ele era um grande artista plástico e eu aprendi muito com ele”, conta.

A arquitetura peculiar da cidade também serviu de influência. “Eu ia às missas e ficava viajando na arquitetura das igrejas, no barroco, nos detalhes, tudo me encantava”.

Não foi à toa que Marco Aurélio escolheu o Adro da Igreja do Carmo para fazer o lançamento do livro. “Eu amo a Igreja do Carmo. Achei que seria muito legal fazer o lançamento ao ar livre, em um lugar tão bonito”, diz.

O lançamento contou com a presença de familiares e amigos os convidados puderam se deliciar com um coquetel e com música de Marcelo Umbelino e Tiago Salgado.

Marco agradeceu o apoio da Ordem Terceira do Carmo, responsável pela Igreja Nossa Senhora do Carmo e todos que contribuíram para evento.

Ficha:

Título livro: Marco Aurélio Viterbo Interiores

• 300 páginas

• Tiragem: 3.000 mil exemplares

• Patrocinadores do Livro: Casual Móveis, Deca, Hunter Douglas, Safira Sedas, Staccato, Orbi Brasil, Ornare, Fas Iluminação, Marupá Móveis, Defriuli Marmores, entre outros.

CULTURA
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
08 DE JUNHO DE 2017
Festa de letras e encanto
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Aerofusca com muitas novidades
20 DE FEVEREIRO DE 2017
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
29 DE SETEMBRO DE 2016
“Crônicas de Uma Cidade”
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Contando, cantando e encantando
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Encontro de Bordadeiras é um sucesso
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados