SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGO DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - RELIGIÃO
07 DE AGOSTO DE 2017
Igreja do Carmo deve passar por restauração

A Ordem Terceira do Carmo, responsável pela Igreja Nossa Senhora do Carmo, está à procura de patrocinadores para a restauração de elementos importantes da Igreja.

As intervenções devem acontecer nas pinturas parietais da capela-mor que retratam os Dez Mandamentos e no forro da Sacristia, Capela do Santíssimo. As duas obras são de autoria de Joaquim Gonçalves da Rocha e datam do início do século XIX.

Embora as pinturas parietais tenham passado por restauro em 2005, a parte inferior se apresenta em mau estado de conservação notando-se danos causados por infiltrações de água e danos mecânicos. Existem ainda grandes fissuras e perdas de reboco e de camada pictórica. Algumas áreas do barrado possuem manchas esbranquiçadas devido à condensação de umidade.

Já o forro da Sacristia apresenta danos estruturais estéticos. O suporte possui distorções, rachaduras, orifícios causados por cupins e áreas apodrecidas pela penetração de águas pluviais. A camada pictórica possui muitas lacunas e áreas em grave processo de desprendimento.

Como a paróquia é administrada pela Ordem Terceira do Carmo, todo o recurso vem da irmandade, não havendo nenhuma contribuição da Arquidiocese. De acordo com o prior da Ordem, Antonio Carlos de Almeida Costa, a verba para manter a Igreja vem de doações dos Irmãos e da visita de turistas e celebrações de casamento.

A tesoureira da irmandade, Maria Dalila Dolabela Irrthun, diz que os dois projetos de restauro estão prontos e serão apresentados para grandes empresas que atuam em Sabará com o objetivo de conseguir algum tipo de patrocínio. De acordo com o projeto a restauração da pintura ficará em quase R$ 15 mil, já o restaurado do forro da sacristia custará pouco mais de R$ 153 mil.

Outras intervenções

Em agosto de 2016, com autorização do IPHAN, foram trocadas algumas peças de madeira de sustentação do altar mor, que estavam corroídas por cupim. Para realizar esta obra, a Ordem recebeu a ajuda financeira dois empresários de Sabará e finanças próprias. A parte elétrica foi revisada e foi efetuada a instalação de refletores de led para melhoria da iluminação noturna, com o patrocínio da empresa JAM. O telhado passou por uma revisão para correção de vazamentos que estavam danificando pinturas no teto.

Ainda como prioridade a Irmandade tem a revisão e troca de telhas do cemitério e conserto das portas.

Aleijadinho

A Igreja Nossa Senhora do Carmo data de 1763, quando foi lançada a sua pedra fundamental, sua construção seguiu com bastante celeridade, o que não era comum à época. Foi erguida pela Ordem Terceira do Carmo, irmandade que até hoje a administra.

A construção é uma das mais importantes de Sabará, pois é a única Igreja da cidade que possui obras do artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Os trabalhos de alvenaria se desenrolaram entre 1771 e 1774, com Aleijadinho responsabilizando-se pelos relevos esculpidos no frontispício e na portada. Aleijadinho e sua equipe participaram novamente na decoração do interior, realizando entre 1779 e 1781 a escultura dos púlpitos, do coro e das balaustradas, e criando as estátuas de São João da Cruz e São Simão Stock, instaladas nos altares do arco cruzeiro.

Ordem Terceira do Carmo

Fundada em 1761, a Venerável Ordem Terceira do Monte do Carmo da Vila Real do Sabará chegou a possuir 1000 membros, que eram enterrados no piso da Igreja até a construção do cemitério, após proibição por decreto real.

Atualmente, possui 187 irmãos e nove em preparação para ingressar. A administração é composta pelo prior, Antônio Carlos, quatro membros da mesa diretora; tesoureira, secretária e duas catequistas. E ainda, um diretor de patrimônio e um de registro, além de muitos colaboradores.

O atual diretor espiritual é o pároco Padre José Geraldo Neto e o prior provincial Frei Evaldo Gomes Xavier que oferece assistência pelo seguimento das regras carmelitas.

RELIGIÃO
18 DE DEZEMBRO DE 2015
Papa Francisco completa 79 anos
11 DE ABRIL DE 2017
SEMANA SANTA 2017
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados