DOMINGO, 23 DE JUL DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
05 DE JULHO DE 2017
Tradição renovada

A Palma Barroca e Renda Turca estão arraigadas na cultura sabarense, a tradição chegou à cidade, segundo relatos, através de portugueses, ou melhor, portuguesas, já que o modo de fazer essa arte sempre foi destinado às mulheres. Aqui, encontrou mãos talentosas que propagaram a arte, fazendo com que se tornassem uma tradição sabarense e se transformassem em Patrimônio Cultural de Sabará.

Pensando em preservar essa riqueza do nosso artesanato surgiu o projeto “Palma Barroca e Renda Turca- Patrimônio e Inovação” que tem como objetivo repassar o conhecimento na confecção do artesanato, preservando o nosso patrimônio, inovar através de diferentes aplicações para a renda turca e utilizar novos materiais para a palma barroca e ainda gerar renda.

O projeto foi uma idealização da Associação de Artesãs “Sabará Feito a Mão” através do Fundo Estadual de Cultura, incentivado pela ADESS – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Sabará.

Ana Maria Adão Pinto, uma das coordenadoras do projeto, explica que o curso foi ministrado pelas artesãs da associação. Além da forma tradicional de fazer o artesanato, as alunas aprenderam inovações como a aplicação da renda turca em camisetas e a confecção da Palma Barroca com materiais recicláveis, como latinhas envelhecidas.

Foram duas turmas com 10 alunas cada, sendo uma para a renda turca e outra para palma barroca. Após dois meses de curso as alunas saíram satisfeitas com o resultado alcançado.

Elizabete de Castro conta que já tinha um pequeno conhecimento da palma barroca, mas resolveu aprimorar. Ela diz que foi muito interessante e gratificante aprender com novos materiais recicláveis. A sua intenção, além de preservar a tradição sabarense, é transformar o conhecimento em uma fonte de renda.

Alcione Costa Pereira é artesã e trabalha com reciclagem, o curso de palma barroca veio para agregar valor ao seu trabalho. “Foi muito válido, pois além de aprendermos a fazer as palmas, fizemos novas amizades”.

Vilma Aparecida dos Santos é artesã há 20 anos, ela já sabia trabalhar com a renda turca em toalhas, mas se interessou pelo curso quando soube que poderia aplicar a renda em peças de roupas. “Através do curso pude ampliar meu conhecimento e conhecer novas pessoas”, diz a artesã que pretender aumentar sua renda através da inovação.

ElielKia da Conceição também optou pela renda turca e disse que adorou o curso, como não sabia nada sobre a renda, tudo foi novidade, além de aplicar em toalhinhas e roupa, ela pretende fazer assessórios com o material.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Cidade em ritmo de Carnaval
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Prepare-se para cair na folia!
28 DE NOVEMBRO DE 2016
Festival de Novidades!
26 DE DEZEMBRO DE 2016
Pequenos Grandes Escritores
05 DE JULHO DE 2017
Tradição renovada
17 DE JULHO DE 2017
Muitos anos de Belgo
09 DE FEVEREIRO DE 2017
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2017
05 DE JULHO DE 2017
Viva São João!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados