TERÇA-FEIRA, 26 DE SET DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
05 DE JULHO DE 2017
Roça Grande comemora Santo Antônio

Foram 15 dias de festa em homenagem ao padroeiro de Roça Grande, Santo Antônio

Conhecido como santo casamenteiro, o português nascido em Lisboa, realizou graças muito além do que juntar corações apaixonados, Santo Antônio é um dos santos que mais fez milagres na história da Igreja Católica, muito deles ainda em vida. E após a sua morte, aconteceram tantos milagres, que onze meses depois ele foi beatificado e canonizado. Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, em maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja. Por isso a devoção a ele é tão grande e seu dia é comemorado em várias partes do mundo.

A ligação de Roça Grande com Santo Antônio remonta ao início do século XVIII, quando a imagem que ficava na Paróquia da comunidade foi levada para Santa Luzia e misteriosamente voltou para Roça Grande por três vezes, aparecendo em uma pedra. A partir daí, a comunidade que já tinha o santo como padroeiro aumentou ainda mais sua devoção.

Para o reitor do Santuário, padre José Marcilon da Silva, essa devoção traz um sentido forte de gratidão a Deus. “A história dele é um seguimento de Cristo, uma devoção imensa às palavras de Deus. Para nós é motivo de orgulho e felicidade ter Santo Antônio como padroeiro”, diz.

Ele acredita que nesses últimos dois anos a devoção ao Santo só tem aumentado na comunidade. O reitor destaca as melhorias que tem feito no Santuário como a pintura da ermida (a Igreja menor) e a colocação do forro na igreja maior. O padre ressalta ainda que o próximo passo é realizar o fechamento da torre da Igreja, um antigo sonho da comunidade, que será feita com o objetivo de deixar a Igreja ainda mais bonita.

Dom Geovane Luís, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, diz que para ele é muito significativo estar nesta celebração, pois este é o ano que marca o início do seu ministério episcopal, sendo ordenado Bispo no dia 25 de março, por tanto é a primeira festa de Santo Antônio que participa e preside como bispo.”A festa, a trezena e o Santuário têm uma grande função evangelizadora, sendo de grande importância não só para Sabará, mas para a Arquidiocese de Belo Horizonte e para toda essa região. A função do Santuário é acolher a todos que aqui vêm , evangelizar e fazer crescer a devoção a Santo Antônio”, afirma.

E caminhando pelo Santuário podemos comprovar que a devoção ao Santo continua enorme e a fé das pessoas só tende a aumentar. A Sala de Milagres está repleta de objetos que lembram graças alcançadas, são centenas de cartas que contam histórias de pequenos milagres.

No dia 13 de junho dezenas de pessoas vão celebrar com as vestimentas do Santo, em sua maioria formada por crianças que pagam promessas feitas por familiares.

O pequeno Luiz Paulo que completa sete anos no próximo mês, estava com a roupa e pagava uma promessa feita pela avó. A mãe Gislaine Pedrosa conta que durante a gravidez de Luiz teve diabetes gestacional e sua mãe rezou para o Santo pedindo que tudo corresse bem. Gislaine diz que este é o último ano da promessa, durante sete anos seu filho vestiu a roupa e participou da missa e da procissão no dia 13, a roupa após a cerimônia é sempre doada na Sala de Milagres. Apesar de muito novo, Luiz Paulo já é um devoto do Santo. “Acho muito bom participar da festa de Santo Antônio, rezo pra ele e peço muita saúde para quem eu gosto, principalmente para meu pai, minha mãe e minha avó”, diz a criança.

Laila Carvalho também fez promessa para que seu filho recuperasse de um problema de saúde. Ela conta que levaria Miguel por sete anos com as roupas do Santo, o menino já está com quatro anos e desde que a mãe fez a promessa nunca mais teve problemas de saúde. Laila diz que sempre foi devota de Santo Antônio e inclusive casou no Santuário.

A festa começou no dia 3 de junho e terminou no domingo, 18 de junho. Reunindo milhares de fieis que puderam participar da trezena; missas, procissões e shows, barraquinhas e apresentações culturais. Segundo Admilson, um dos organizadores do evento, este ano a festa englobou os 300 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, por isso contou com a participação dos Arautos de Nossa Senhora de Fátima, que completaram 100 anos. O tema da festa de 2017 foi os milagres de Santo Antônio e destacou o Santo como a “Arca do Testamento”, já que ele era um profundo conhecedor das palavras de Deus. Embora na terça-feira, 13, quando se comemora o dia do Santo, as celebrações não estivessem cheias, o organizador afirmou que durante o fim de semana cerca de 30 mil pessoas passaram pelo bairro para as comemorações.

GERAIS
26 DE DEZEMBRO DE 2016
COLUNA MG
05 DE JANEIRO DE 2017
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
25 DE SETEMBRO DE 2017
Carnaval dos Enxutões
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Ande de acordo com a lei
29 DE AGOSTO DE 2017
AngloGold testa sirene no Pompéu
01 DE FEVEREIRO DE 2017
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
22 DE MARÇO DE 2017
Corrente do Bem
17 DE JULHO DE 2017
Mãe Belgo
17 DE JULHO DE 2017
Cultura, diversão e inovação
17 DE JULHO DE 2017
Nova Era: ArcelorMittal
29 DE AGOSTO DE 2017
Romance em contos
22 DE MARÇO DE 2017
Não existe hora de parar
08 DE AGOSTO DE 2017
08 DE AGOSTO DE 2017
Alerta as Prefeituras
18 DE JULHO DE 2017
Aluguel sem burocracia
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados