DOMINGO, 19 DE NOV DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - RELIGIÃO
29 DE JUNHO DE 2017
Fiéis celebram o Corpo de Cristo

A celebração de Corpus Christi começou ainda na madrugada pelas ruas sabarenses. Dezenas de fiéis dedicaram seu tempo para enfeitarem as ladeiras com os tradicionais e famosos tapetes de serragem que registravam imagens sacras e principalmente a Hóstia Sagrada. Além das ruas, ainda bem cedo, já era possível ver nas janelas por onde a procissão passaria toalhas brancas e vermelhas para saudar o Santíssimo com muita fé.

A celebração da Santa Missa começou por volta das oito da manhã, no Adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, a praça Melo Viana reuniu centenas de fiéis e a missa foi celebrada pelos padres Nivaldo Magela de Almeida e Leandro Rosa, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e por José Geraldo e Felipe Lemos, párocos da Igreja do Rosário.

Padre Nivaldo explicou a importância da festa de Corpus Christi. “É uma extensão da Páscoa, uma vez que estamos recordando o dia em que a Eucaristia foi instituída por Jesus”. O pároco contou ainda como a celebração se fortaleceu. “A festa da eucaristia ganhou força no século XIII, exatamente para mostrar que a eucaristia tem que sair e não ficar como uma celebração só do templo, a celebração foi ganhando volume durante o decorrer do tempo. Ela recorda Cristo na Eucaristia, é Cristo presente no Mundo”, diz.

Padre Nivaldo que assumiu a paróquia Nossa Senhora da Conceição este ano, celebra pela primeira vez, como pároco, o Corpus Christi em Sabará e diz que para ele tem sido uma enorme alegria. O padre recorda das várias vezes que participou da festa na cidade, ainda criança, já que é sabarense. “Como pároco reviver toda essa alegria com essa intensidade, essa solenidade fervora o nosso coração e nos enche ainda mais de amor pela Eucaristia. Como Padre, a gente quer que as pessoas tenham esse amor pela Eucaristia. Pois amar Jesus na Eucaristia, se traduz em amar as pessoas, amar Cristo em cada irmão”, salientou.

Centenas de fiéis participaram da missa e da procissão. Entre eles estava Maria da Conceição do Carmo, Dona Biá que é ministra da Eucaristia há mais de 30 anos e para ela a devoção com o Santíssimo é muito importante. “Tenho três filhos ministros da Eucaristia e consideramos o dia de hoje o mais importante do ano. O Sacramento é a coisa mais importante em minha vida”, diz.

Alessandra Pereira também tem uma devoção enorme pelo Santíssimo. Ela levou as duas filhas de sete e 10 anos, vestidas de anjo nas celebrações . Alessandra diz que a sua fé é o seu sustento e procura passar sua crença para as filhas. “Se eu não tivesse a fé que eu tenho,eu não estaria de pé hoje. O que eu posso deixar para as minhas filhas é esta fé”, diz. A filha mais velha, Isabela de Lourdes, conta que desde bem pequena participa da procissão vestida de anjo e, além disso, participa de várias atividades na Igreja Matriz, da catequese, do encontro missionário e do coral e gosta muito de todas as atividades.

Quem também se vestiu de anjo e acompanhou a procissão foi a jovem Ana Carolina Ramos,18, o que pra ela é muito gratificante. Ela diz que desde criança participa das celebrações religiosas, mas foi a primeira vez que acompanhou a procissão representando os Anjos da Guarda.

Neste dia a cidade recebeu vários turistas, Paola Braga Duarte estava entre eles e veio de Belo Horizonte com o marido Dalton e o filho Heitor de sete anos para, pela primeira vez, participar da celebração do Corpus Christi, em Sabará. Ela diz que o marido que é da cidade de Oliveira e já estava mais acostumado com essas tradições, queria reviver aquilo, como Sabará estava próxima, optaram em passar o feriado na cidade. “Queria mostrar esta tradição para meu filho Heitor e achei maravilhoso e muito emocionante a celebração. Sabará está de parabéns”, disse Paola que vestia uma blusa com a estampa de Nossa Senhora Aparecida.

A procissão reuniu centenas de fiéis e percorreu o trajeto entre a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Matriz com duas paradas para a tradicional benção do Santíssimo.

RELIGIÃO
18 DE DEZEMBRO DE 2015
Papa Francisco completa 79 anos
11 DE ABRIL DE 2017
SEMANA SANTA 2017
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados