QUARTA-FEIRA, 17 DE JAN DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
20 DE JUNHO DE 2017
Senai formando o cidadão do amanhã

Há 71 anos o Senai faz parte da vida dos sabarenses, durantes todo esse tempo milhares de alunos passaram por suas salas de aula e se tornando grandes profissionais. Como diz seu diretor Juarez Ronald Mendes, hoje é praticamente impossível existir uma família sabarense em que pelo menos uma pessoa não tenha passado pelo Senai. Além disso, grande parte de empresários sabarenses passaram pela escola.

O Senai tem seu foco em cursos técnicos e cursos de aperfeiçoamento e qualificação. Juarez ressalta que o curso técnico é cada vez mais importante, pois a indústria precisa de profissionais técnicos qualificados. “O técnico é o caminho mais curto para um bom emprego e pode ser um trampolim para faculdade, onde ele poderá entrar mais qualificado, com mais base”, diz o diretor.

Em Sabará a escola oferece os Cursos Técnicos de Mecânica; Segurança do Trabalho e Eletrotécnica. Para o próximo semestre o Senai está com inscrições abertas para os cursos Técnicos de Mecânica em Segurança do Trabalho, profissionais são extremamente importantes para a sociedade e se destacam na indústria e em grandes empresas.

Técnico em Mecânica

Profissional: O técnico em mecânica está habilitado para atuar nos serviços de instalação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais, coordenando equipes de trabalhos e auxiliando na elaboração de projetos e na execução de desenhos de equipamentos industriais e seus componentes. Prestar serviços nas áreas de usinagem e manutenção de máquinas e equipamentos.

O que pode fazer:

- Prestar serviços nas áreas de usinagem e manutenção de máquinas e equipamentos.

- Coordenar equipes na realização de serviços de instalação e manutenção mecânica industrial.

- Realizar atividades relacionadas a cálculo técnico, orçamento e especificações de materiais para elaboração e desenvolvimento de projetos mecânicos.

- Atuar no controle de qualidade nos processos de produtos relacionados à sua área de atuação.

- Atuar na supervisão da fabricação e adequação do sistema produtivo ao plano de métodos e processos.

- Prestar assistência técnica na compra, venda e utilização de máquinas e de outros equipamentos especializados.

- Auxiliar na implementação de normas e processos de qualidade, saúde e segurança no trabalho e meio ambiente.

Onde trabalhar:

- Indústrias de mineração, automobilísticas, navais, químicas, petroquímicas, alimentícias, metalúrgicas.

- Empresas prestadoras de serviços de manutenção de forma autônoma.

- Empresas de representação de máquinas, equipamentos e materiais e de prestadores de serviços na área de metalmecânica.

A duração do curso de Mecânica é de um ano e meio e os alunos do Senai se dizem super satisfeitos com a escolha. É o caso de Rafael Barbosa Pires, 16, que além da mecânica, cursa o 2º ano do ensino médio. “Eu sempre gostei de mecânica, por isso queria escolher algo nessa área, quando descobri que no Senai tinha fiquei muito feliz”, diz. O estudante ressalta ainda a importância em se fazer um curso técnico. “ Ele prepara a gente, dá mais suporte e uma boa base para fazermos outros cursos nessa área”.

Sua colega Isabelle Duarte Soares, 16, diz que a mecânica foi um boa surpresa em sua vida. “Eu nunca imaginei seguir essa área, mas quando comecei a aprender achei sensacional, porque você aprende coisas do dia-a-dia que você nunca imaginava. Além disso, te dá base para fazer outros cursos semelhantes”. Isabelle destaca que achou muito bom ter a oportunidade de fazer o 2º ano do ensino médio pela manhã e cursar um técnico à tarde na mesma escola. “Foi uma oportunidade que eu tive, mas não tinha noção de como seria e para mim foi incrível, melhor do que imaginei”, conclui a estudante.

Técnico em Segurança do Trabalho

Profissional: O técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que busca, através de seus conhecimentos, a otimização das condições de trabalho dentro do ambiente de trabalho, visando a preservação da integridade física e a saúde do trabalhador.

O que pode fazer:

• Realizar levantamento de riscos nas atividades desenvolvidas pela empresa com auxilio de métodos, técnicas de identificação e avaliação.

• Desenvolver campanhas de saúde e segurança do trabalho para incentivar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

• Ministrar palestras e treinamentos com temas relativos à saúde e segurança do trabalho.

• Analisar as causas de acidentes do trabalho e propor medidas de controle dos riscos ambientais, de acordo com as normas regulamentadoras.

• Auxiliar no desenvolvimento de projetos para melhoria dos ambientes de trabalho com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho.

• Orientar no uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) para melhor segurança e conforto do trabalhador.

• Analisar indicadores estatísticos de saúde e segurança do trabalho para desenvolver ações de prevenção.

• Criar procedimentos de segurança nas organizações.

• Elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e outros documentos relativos à Segurança do Trabalho.

Onde trabalhar:

• Em fábricas de alimentos, construção civil e hospitais.

• Empresas mineradoras, de extração e petróleo e gás.

• Na área rural, em empresas agroindustriais.

• Em grandes empresas estatais.

• Empresas comerciais e industriais, de pequeno, médio e grande porte, de acordo com os critérios estabelecidos pela legislação

O curso de técnico de segurança do trabalho tem ganhado cada vez mais adeptos já que o número de empresas onde é exigido por lei a presença do profissional é enorme. Assim como a mecânica, o curso leva um ano e meio. E os alunos saem totalmente capacitados para encarar o mercado de trabalho. Beatriz Melo de 17 anos está concluindo o curso este mês e diz que o curso foi super válido e também uma surpresa. “ Aprendi muito sobre a importância dos cuidados técnicos e sobre a integridade física dos trabalhadores. Acho uma área super importante dentro de uma empresa, porque além de cuidar do trabalho, cuidamos dos trabalhadores”, diz.

Matheus Felipe também de 17 anos diz que começou o curso achando que seria algo chato, mas acabou se apaixonando pela área. “Antes eu achava que segurança do trabalho era só uma chatice da empresa, mas descobri que é o anjo da guarda do trabalhador, porque cuida do ambiente de trabalho e protege os trabalhadores”, diz.

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
28 DE SETEMBRO DE 2017
Pedalando por uma vida melhor
28 DE SETEMBRO DE 2017
Cantinho do Escritor Sabarense
18 DE JULHO DE 2017
Riquezas de nosso patrimônio
28 DE SETEMBRO DE 2017
De portas abertas
06 DE OUTUBRO DE 2017
2ª edição da Ação Promove
31 DE OUTUBRO DE 2017
Ação Promove SABARÁ
31 DE OUTUBRO DE 2017
Literatura sabarense
31 DE OUTUBRO DE 2017
Professores no limite
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados