SEGUNDA-FEIRA, 22 DE OUT DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
08 DE JUNHO DE 2017
“E Vamu pro arraiá que a Festa Junina vai começar”

Nos próximos dias as bandeirinhas de papel colorido, as saias de chita e as fogueiras vão enfeitar a cidade – é que começam as tradicionais festas juninas. O evento já é tão tradicional que o São João não é mais só comemorado em junho, as festividades se estendem, atualmente, até meados de agosto. As festas juninas também são reconhecidas pelas suas comidas típicas, caldos de feijão e mandioca, quentão, cocadas e maçã do amor, entre outras iguarias; mas ainda assim as protagonistas das comemorações são as quadrilhas.

Em Sabará, não há registros de quando surgiram os primeiros grupos de quadrilha junina. Há cerca de dez anos a cidade contava com pelo menos 12 grupos juninos, hoje apenas cinco estão em atividade, sendo eles a Quadrilha Arriba a Saia, do bairro Nossa Senhora de Fátima; Quadrilha Maluca, do bairro Itacolomi; Arraiá do Fujó, do bairro Paciência; grupo Arraiá do Morro, do bairro Rosário; e a atual campeã municipal Quadrilha Nova Geração, de General Carneiro.

10 anos de tradição e duas décadas de história

O grupo Nova Geração completa este mês 10 anos de fundação. A quadrilha é a responsável por levar o nome de Sabará para outras cidades e Estados. A Associação Cultural de Quadrilha Nova Geração foi fundada em 2007 mas carrega em sua trajetória a história de seu grupo antecessor (Quadrilha Anarriê JUBI) no qual parou suas atividades e mais tarde seus integrantes deram início a Nova Geração.

“A quadrilha Anarriê JUBI foi criada inicialmente pelo grupo de jovens da Igreja São José Operário, em General Carneiro. Mais tarde a quadrilha passou a receber integrantes de diversas comunidades e religiões, mas ainda assim não se desligou da Igreja. Esse grupo durou cerca de 14 anos parando suas atividades em 2005. Dois anos depois, no dia 30 de maio de 2007 alguns de seus ex-integrantes se uniram e fundaram a Nova Geração, dando continuidade à preservação da cultura junina em Sabará”, explica a atual presidente do grupo, Cristiane Francisca Pinto.

De 2007 até hoje a Nova Geração passou por inúmeras mudanças, desde a sua diretoria como em seu marcador, hoje o grupo é comandado por Weider Felipe, ex-dançarino que se tornou marcador em 2012 e desde então está à frente da Associação. A Nova Geração se tornou um dos principais agentes culturais da cidade, difundindo a cultura, realizando festivais, apoiando grupo menores, ressocializando jovens em situação de risco e representando oficialmente Sabará nos concursos de Quadrilha Junina dentro e fora do Estado.

O Grupo é ainda o atual campeão de Sabará e bicampeão do Arraial de Brumadinho e estará este ano mais uma vez levando o nome da cidade para o Concurso Estadual de Quadrilha no Arraial de Belô, que acontece em junho e julho na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. No dia 10 de junho a Nova Geração embarca ainda para Uberlândia, onde vai abrir o concurso municipal de quadrilha da cidade. O grupo conta hoje com 52 dançarinos além de outras 20 pessoas envolvidas, entre diretores, figurantes e equipe de apoio, que atuam diretamente em cada uma das mais de 50 apresentações que a quadrilha realiza por temporada.

Quadrilha Maluca

Também de General Carneiro, temos a Quadrilha Maluca nasceu no Bairro Itacolomi. A presidente do Grupo, Flávia Oliveira, conta que a quadrilha foi criada em 15 de abril de 2011 e tudo começou com uma brincadeira. “Estávamos brincando de queimada na rua e a comemoração do nosso time sempre foi dançar forró, aí surgiu a ideia de fazer a quadrilha apenas pra dançar na rua”, lembra.

Atualmente, o grupo conta com 12 pares, mas já chegou a se apresentar com 21 pares. A Quadrilha Maluca já participou de vários concursos dentro de Belo Horizonte e também em Sabará, sendo vice-campeã no concurso municipal em 2016. Apesar dos concursos, o grupo está focado nas apresentações em escolas, local preferido para as apresentações, mas também se apresentam em Igrejas e diversos projetos sociais

Este ano a quadrilha já se apresentou na Igreja São José, no bairro Itacolomi, em Contagem, no Arráia das Mães e ainda vai participar do Concurso de Quadrilha São Mateus que acontece em Belo Horizonte o dia 27 de maio e no dia 3 de junho da festa de Roça Grande.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
31 DE OUTUBRO DE 2017
31 DE OUTUBRO DE 2017
15ª Feira de Artesanato
08 DE FEVEREIRO DE 2018
A irreverência do Carnaval sabarense
07 DE MAIO DE 2018
Cores, fé e tradição
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Fique por dentro do que vai rolar!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados