SÁBADO, 23 DE JUN DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
10 DE ABRIL DE 2017
Memórias da Cultura Jequitinhonha – fotografias

De 11 a 23 de abril o Centro de Cultura Memorial do Vale realiza em Sabará, no Museu do Ouro, a exposição “Memórias da Cultura Jequitinhonha”, com fotografias do documentarista Lori Figueiró. Realizada com recursos do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (Prêmio Pontos de Memória) e com curadoria do Historiador e multiartista Jorge Dikamba, a mostra tem a ambiciosa pretensão de reavivar nossas memórias e recompor o tempo - por muitos esquecido - de nossa mineiridade, descortinando a nossos corações um universo onde as relações são ainda pautadas pela simplicidade, pela religiosidade, pela alegria e por outros sentimentos e condicionantes que tornam o Jequitinhonha um baluarte de nossa mineiridade, traçando um percurso pelo espaço-tempo entremeado de manifestações gestuais, posturais, formais e cromáticas que refletem os saberes, usos, costumes e crenças que compõem um mosaico atemporal das relações societárias da gente mineira. A exposição, itinerante, já passou pelas cidades de Araçuaí, Minas Novas, Diamantina, Coronel Murta e Itabirito.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

O Vale do Jequitinhonha é uma região geográfica que apresenta peculiaridades que a destacam no cenário sociocultural brasileiro. À parte as mazelas históricas que o colocam de par com as regiões mais sofridas do país, esse microcosmos de vivências e manifestações encerra uma riqueza simbólica cuja importância ainda não foi plenamente assimilada pela sociedade brasileira, mas cuja valorização tem sido ampliada dia a dia pelo trabalho incansável de nossa gente. No Vale, atividades tradicionais relacionadas à agropecuária, ao artesanato e às manufaturas em geral têm sido fundamentais para o sustento físico e emocional de grande parte de seus habitantes. Nesse contexto, a sobrevivência de atividades seculares voltadas à subsistência, além de manifestações culturais endêmicas, tem preservado um modus vivendi que se configura como um bem imaterial de elevado valor cultural, cuja preservação torna-se cada vez mais importante à medida em que o passar do tempo reduz os contingentes de mestres e conhecedores, responsáveis pela transmissão de conhecimentos específicos em cada comunidade e que compõem o mosaico da Cultura Jequitinhonha contemporânea.

( fotografias do documentarista Lori Figueiró)

Como bem disse o poeta Gonzaga Medeiros, o povo do Vale vale mais pelo que é do que pelo que tem. Nesta perspectiva, estas imagens trazem um recorte dessa essência, captada pela lente atenta e inquieta de Lori Figueiró, palmilhando um percurso pelo espaço-tempo entremeado de manifestações gestuais, posturais, formais e cromáticas que refletem os saberes, usos, costumes e crenças que compõem um mosaico atemporal das relações societárias da gente do Vale.

Centro de Cultura Memorial do Vale

SERVIÇO

Memórias da Cultura Jequitinhonha – fotografias

De 11 a 23 de abril de 2017 – terça a sexta de 10 às 17h

sábado e domingo de 12h às 18h

Museu do Ouro - Ibram

Rua da Intendência, s/n Sabará MG

Contato: (31)988321-2833 3671-1848

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
08 DE JUNHO DE 2017
Festa de letras e encanto
07 DE AGOSTO DE 2017
Paixão por contrastes e misturas
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Aerofusca com muitas novidades
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
20 DE FEVEREIRO DE 2017
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados