SÁBADO, 20 DE JAN DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Cidade em ritmo de Carnaval

“O Carnaval está aí! Faltam poucos dias para a folia começar, os tradicionais Blocos Caricatos da cidade e as Escolas de Samba já estão a todo vapor e apesar da crise do país, todos prometem sair com muita alegria, beleza e descontração. Descubra o que cada agremiação vai trazer apara as ruas de Sabará durante os cinco dias de festa”.

Bloco da Dureza

Abrindo o Carnaval Sabarense, mais uma vez, e completando 20 anos na sexta-feira o Bloco Da Dureza vai para as ruas da cidade fazendo uma bela homenagem ao chargista Son Salvador e convida todos os outros bloquinhos para integrar ao Bloco e homenagear esse grande artista. E claro, as Gatinhas não poderiam faltar. A Ala das Gatinhas integra o bloco.

Ala das Gatinhas

As inscrições para participar da Ala com as máscaras podem ser feitas pelo telefone 99842-4137 ou diretamente na casa de Maria Bonita situada à Rua Mestra Ritinha, 106 - Centro - Horário Comercial. O bloco sairá no dia 24, sexta-feira às 19h, com concentração no restaurante Bar Ôco 1.

Bloco do Banho

Também na sexta-feira sai o tradicionalismo Bloco do Banho. A partir das 19h a concentração começa em frente a Igreja do Carmo a partida está programada para às 20h.

A fantasia como todos já sabem são trajes de banho. Vale toalha, roupão, touca, escovões e o que mais a imaginação permitir. O bloco será animado pela tradicional fanfarra que os acompanha todos os anos.

Unidos do

Zorocarmo

Este ano o Bloco Unidos do Zorocarmo, completa 37 anos de folia e novamente levará o formato do ano passado que foi muito elogiado pelos foliões que participaram do bloco.

A concentração começa ao meio dia do sábado de Carnaval e a festa rola até às 22h no Adro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, com cerveja gelada, barraca de tira gosto e muito brinquedo para as crianças,. E claro, samba de roda ao vivo com o Grupo Resenha do Samba e também muita Marchinha de Carnaval, uma vez que esse é o propósito do Zorocarmo, o resgate dos bons tempos, onde as famílias se reunem para curtir e poder observar a folia com total segurança.

Alem disso, vai ter prêmio para melhor fantasia que será três caixas de cerveja.

Sol Nascente

O bloco Sol Nascente está comemorando 31 anos de descontração e alegria no Carnaval de Sabará.

Este ano mais uma vez o bloco leva para o palco da Praça Melo Viana no sábado e na segunda de Carnaval seus 40 percussionistas que vão animar os foliões a partir das 19horas tocando os melhores ritmos carnavalescos e muito axé, forró e o sertanejo universitário que promete levantar a galera. São esperadas entre 3 e 5 mil pessoas na grande festa que o Sol Nascente comandará.

E para quem quiser vestir a camisa do Sol Nascente, abadás estão sendo vendidos a R$ 10, basta entrar em contato com Cleyper pelo número 3674 1596.

Paraíso dos

Moralistas

O Paraíso dos Moralistas, bloco mais tradicional da cidade, criado em 1949, homenageia também uma figura tradicional de Sabará, Antônio Apolônio Evangelista, ou simplesmente, “Seu” Funica, músico da Banda Santa Cecília por mais de 60 anos que no auge dos seus 90 anos continua entoando seu sax e sua clarineta.

Mais uma vez, o Paraíso dos Moralistas se concentrará atrás do Chafariz do Kaquende e sairá a partir das 14h no domingo e na terça-feira. O bloco é totalmente aberto ao público, são esperados entre 250 e 300 foliões. O bloco sairá com as marchinhas de carnaval tocadas pela Banda Santa Cecília que há vários anos acompanha os Moralistas, terá ainda o carrinho de som, construído cuidadosamente pelo seu Francisco, presidente do bloco há tanto tempo que ele mesmo nem sabe dizer quanto. E claro, como não poderia faltar, vai ter o famoso “tapa na boca”, tropeiro servido na concentração com muita cerveja gelada.

Ranchão

Há mais de 40 anos animando o Carnaval sabarense, a principal característica do Ranchão é oferecer uma festa tranquila, irreverente e alegre às famílias sabarenses.

Este ano o Ranchão traz como tema “ Comunicação na era carnaval!”.

É impossível não se comunicar!!! Atualmente, por meio da internet, há inúmeras formas de conexão com o mundo e com o que acontece com ele. Sem dúvidas, a comunicação estabelecida hoje é muito mais veloz do que a de outrora, graças aos meios digitais. Contudo, não se pode esquecer da riqueza proporcionada pelos encontros pessoais. A alegria de poder estar em grupo, conversar pessoalmente, observar as reações e emoções das pessoas não há whatsapp ou facebook que substitua. Concluímos então, que o carnaval veio para estreitar os laços: Desconecte-se, venha para o Ranchão! Venha curtir todo a magia deste encontro nas ruas de Sabará, com muito agito, alegria e energia positiva!

O ponto de encontro do Ranchão, como sempre, será no Bar do Jacaré, na Rua das Laranjeiras. No domingo e na terça-feira a partir das 14h já começa a concentração com muita festa e a famosa dobradinha com cerveja para os adultos e refrigerante para os pequenos.

Liberais do Samba

Este ano os meninos do caminhão vêm com muita animação e trazem o cinema para a avenida, com a #salveocinebandeirantes, o Liberais do Samba chama a atenção para um patrimônio sabarense que está fechado há quatro anos. O Bloco invade a passarela do Samba, na Praça do Barão, no domingo e na terça-feira a partir das 21h40. Este ano a grande novidade é a estrutura do caminhão que será maior, podendo assim, receber um maior número de integrantes.

Serão cerca de 100 foliões na estrutura e mais 300 pessoas no chão com abadas, acompanhando o bloco, além, é claro das centenas de pessoas que irão atrás do caminhão curtindo a folia.

Aquele folião que deseja participar do desfile e acompanhar o caminhão dentro da corda, deverá adquirir o abadá na sede do bloco que fica no centro da cidade.

Piranhas

do Morro

“MÉDI MAX Além da Cúpula do Piranhão com direito a millimões”. É com esse tema que um dos blocos mais tradicionais da cidade desfilará pelas ladeiras da cidade no domingo e na terça de Carnaval, a partir das 14h. Segundo a diretoria do bloco, o tema é uma referência aos filmes da Saga MAD MAX e da animação Minions.

A diretoria diz que nesses 37 anos de folia está sempre buscando trazer novidades, e este ano não será diferente, mas estas, só serão reveladas no Carnaval. De acordo com a direção, o Piranhas vem inovando nos últimos carnavais por isso vem atraindo inúmeros adeptos, o que torna difícil calcular o número de foliões participantes no bloco. “Além disso, hoje o próprio público interage com o Bloco. Esperamos algumas centenas de foliões, quiçá, milhares”, diz.

Para participar dessa grande brincadeira não é preciso nada especial, todos que estiverem dispostos a fazer um bom carnaval estão convidados a comparecer na concentração na Rua Abreu Guimarães e participar do desfile trazendo sua fantasia, sempre com alegria e bom humor, preservando o respeito ao folião ao lado e a segurança. O bloco tem camisas à venda, quem se interessar é só entrar em contato. (Bar do Bola e Bar do Diego)

Sapatão

Há 35 anos um grande sapato invade as ladeiras da cidade no domingo e terça carnaval, arrastando centenas de foliões. Este ano não será diferente, o Sapatão vem com tudo, são esperadas cerca de três mil pessoas no bloco. A diretoria não revela qual será o tema explorado, mas ressalta que vem coisa boa por aí!

A concentração será a partir das 14h, em frente ao Mundo Velho, para participar basta criar uma fantasia bem legal e chegar com muita animação.

Clube dos XV

O Clube dos XV completa este ano 44 carnavais de muita alegria, diversão e irreverência. Este ano os cerca de 150 integrantes, todos homens, apenas uma mulher, sairão de mexicanas e vira com um samba de enredo adequado ao tema.

Como já é tradicional, o bloco percorrerá as ruas do Centro histórico no domingo e na terça-feira à partir das 15 horas, com concentração na rua do Carmo.

Para desfilar, o folião precisar entrar em contato com o Presidente do bloco, Jarbas de Castro ou com sua esposa Elizabeth Hoehne de Castro.

Tapa na Peteca

homenageia a

Chapecoense

Este ano o bloco tem novidades, com características únicas, o bloco desfilará com um carro alegórico com equipamentos e som montado pelo grupo Histeria, fruto de uma parceria.

O Tapa na Peteca que este ano completa 26 carnavais, promete levantar a multidão. Músicos da Banda Swing do Tapa participarão do desfile fazendo um espetáculo ao vivo no trajeto do bloco.

O verde será a cor usada nos abadas, uma homenagem à delegação da Chapecoense.

O desfile será no domingo e na terça a partir das 16h30, a previsão é que 500 pessoas participem dessa grande festa. O bloco está com venda de abadas para participar dos dois dias com open bar, até o inicio do desfile, na concentração que será na rua Zoroastro Passos, 53, Centro.

UZOMIDOIDO

Mais uma vez o Bloco Uzomidoido que existe há 26 anos, como já é tradição, sairá na segunda-feira de Carnaval, a partir das 17h30. Segundo o presidente do bloco, João Starling, não terá um tema especifico, já que o bloco caricato tem que ser livre e deixar seus foliões escolherem o que quiserem trajar. “Já as camisas que o bloco vende como se fosse um “abada” possui sim temas todos os anos, apenas para ter uma identidade visual e uma uniformidade. Esse ano será o Barroco Mineiro, uma camisa com as cores da bandeira de Sabará e estampa com anjos e talhas barrocas e rococó que encontramos nas igrejas”, explica.

A previsão é que entre 150 e 200 foliões se juntem ao Uzomidoido para se divertir na tarde de segunda-feira. João explicar que para aquele que pretende participar do bloco, precisa compreender que o bloco é familiar e entre amigos. Deve ter a intenção apenas de divertir para somar, se for assim pode chegar. Se a intenção for outra, é melhor ficar em casa ou assistindo do lado de fora.

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Cidade em ritmo de Carnaval
31 DE OUTUBRO DE 2017
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Prepare-se para cair na folia!
05 DE JULHO DE 2017
Tradição renovada
17 DE JULHO DE 2017
Muitos anos de Belgo
31 DE OUTUBRO DE 2017
15ª Feira de Artesanato
09 DE FEVEREIRO DE 2017
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2017
05 DE JULHO DE 2017
Viva São João!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados