SÁBADO, 15 DE DEZ DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - MEIO AMBIENTE
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Árvores embelezam rua do Centro da cidade

No fim de 2016 os moradores da Avenida Prefeito Serafim Motas Barros, Centro, resolveram arborizar e embelezar o local onde moram e plantaram 33 mudas de árvores da espécie Lagerstroemia Indica, popularmente conhecida como extremosa, escumilha, resedá ou árvore-de-júpiter.

A iniciativa partiu da moradora Fanny Melo e agradou a todos. Para o advogado Luis Costa morador da rua há 10 anos a ideia foi sensacional. “Vai dar sombra, ficar bonito e, além disso é um exemplo para cidade, já que o mesmo poderá ser feito em outras ruas”, diz. Sua esposa, Trindade Costa concorda, ela diz que a rua do Bosque tem que ser arborizada. “Achei maravilhoso, espero que a população respeite e cuide das árvores”, ressalta.

A planta é da família Lythraceae, nativa da República Popular da China e Índia. No Brasil é utilizada amplamente em arborização urbana, sendo muito comum em centros urbanos. O sucesso dessa árvore indiana é fácil de entender, suas raízes superficiais não destroem calçadas, seu porte pequeno mantém a copa longe da fiação, evitando podas excessivas e desfigurantes.

A florada, nas cores branca, rosa ou carmim, se mantém intensa por toda a primavera. O resedá tem folhas resistentes à poluição, que caem uma vez só por ano. Se nada disso fosse suficiente para torná-la uma árvore tão popular, ele ainda aguenta o inverno brasileiro numa boa – se bem que a variedade de flores brancas não seja assim tão fã de frio.

A planta tem uma bonita forma natural, semelhante a um arbusto, com muitos galhos brotando diretamente da base rente ao chão, mas o ideal é ir cortando esses ramos finos e deixar apenas um tronco, para dar ao resedá o formato típico de árvore.

O importante é que os moradores e frequentadores da rua ajudem a preservar as árvores que daqui algum tempo irão crescer, e continuar dando flores, sombra e mais oxigênio para o meio ambiente.

Em tempo

Infelizmente nas últimas semanas motoristas mal educados danificaram várias grades de proteção das plantas, um deles que prestava serviço para uma loja da região passou por cima do canteiro de tijolo quebrando tudo, algumas mudas foram até quebradas. Por isso é importante que ao frequentar a rua verificar com atenção os locais do plantio e ao estacionar tomar cuidado para não machucar as pequenas árvores.

MEIO AMBIENTE
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Alerta em períodos chuvosos
08 DE FEVEREIRO DE 2018
29 DE MARÇO DE 2018
Vizinhos do Aterro
02 DE ABRIL DE 2018
Outdoor por todas as partes
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados