QUARTA-FEIRA, 25 DE ABR DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Surto de Febre Amarela deixa população em alerta

Minas Gerais já registrou quase 500 casos suspeitos da doença

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), 38 mortes foram confirmadas pela doença e outras 58 estão sendo investigadas. Já os casos confirmados são 69.

Para investigar os casos suspeitos, a Secretaria passou a avaliar os pacientes usando cinco parâmetros. São eles: exame laboratorial detectável para febre amarela; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal (não vacinado/vacinação ignorada); sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso; e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.

Este é o pior surto de febre amarela já registrado no Estado. Na última terça-feira, 24, o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, disse que a SES espera que os números de novos casos e mortes de febre amarela comecem a reduzir, já que muitas pessoas estão vacinando.

Em Sabará, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu no mês de janeira 4 mil doses da vacina, o dobro do que é enviado normalmente para o município. De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria, as vacinas praticamente se esgotaram na primeira semana, mas 500 doses foras reservadas para crianças e pessoas que vão viajar para áreas de riscos, por isso ainda é possível encontrá-las nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A secretaria orienta as pessoas a ligarem para a UBS de sua região, para agendar a vacinação, já que essa é prática que está sendo adotada, pois ao abrir um lote que contém 10 doses, a vacina perde em poucas horas, por isso é importante que a imunização aconteça em grupos para que não haja perda.

O setor de imunização informa ainda que quem não vacinou, não precisa se preocupar, pois no início de fevereiro o município receberá pelo menos mais duas mil doses da vacina. Em Sabará, não foi registrado nenhum caso da doença.

Em tempo

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar o indivíduo infectado à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

SAÚDE
06 DE OUTUBRO DE 2017
Combate aos escorpiões
06 DE DEZEMBRO DE 2017
Controle contra a febre amarela
29 DE JUNHO DE 2017
A criança e o mundo virtual
13 DE OUTUBRO DE 2017
31 DE OUTUBRO DE 2017
04 DE DEZEMBRO DE 2017
Como encontrar a paz
02 DE MARÇO DE 2018
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Na luta contra o câncer
18 DE JULHO DE 2017
Cura através da energia!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados