SEGUNDA-FEIRA, 24 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Encontro de Bordadeiras é um sucesso

No dia 7 de dezembro foi realizado no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, o Encontro de Bordadeiras, que reuniu artesãs da capital, Sabará e Caeté.

A idealizadora do evento Elizabeth Cândido diz que a intenção do evento foi preservar a cultura do bordado, remontar tramas feitas com agulha e linha, heranças do tempo, tradição, resgatar a memória dos nossos antepassados, sua história e o que há de melhor: sua capacidade em lidar com todas as vicissitudes e ainda bordar marcando seu tempo.

As Lanternas Japonesas foram a temática do encontro, que vieram com as imigrantes do Japão que as trouxeram da China. Elizabeth diz que existem várias lendas a seu respeito. "Elas iluminaram e deixaram reflexos coloridos em toda minha vida. Ver minha mãe bordá-las era uma alegria intensa devido as suas cores e a delicadeza de cada uma. Ela tinha a sabedoria e a autoridade que lhe competia e nos criou com a maestria de uma professora sempre nos passando valores. Era uma grande dama e suas mãos sabiam fazer todo tipo de bordado e outras artes", relembra.

A bordadeira conta que cresceu aprendendo a importância de cada ponto, cada laçada em sua vida. "Hoje quero homenageá-la (sua mãe) e a todas bordadeiras que, com certeza se inspiraram nos bordados para fazer 'um risco' maior de suas vidas para se tornarem mais coloridas, mais ricas de sentimento e conseguiram passar para futuras gerações essa linda arte de bordar".

Ela diz que o encontro foi um grande sonho realizado e agradeceu a todos que se dedicaram para que esse sonho se tornasse realidade. Sua intenção é realizar um próximo encontro este ano e montar um espaço aberto ao público com todo seu acervo.

Agradecimento:

Toda família, filhos Diego e Rodrigo, sobrinho Lucas, alunas do Centro Cultural Urucuia, ao Noturno nos Museus, Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto, Copasa, Linhas Círculo, Toalhas Karsten, Mary Design, Ricardo Melo (estilista, artista plástico e artesão), Gezina Sleumer Hamaceck, Zarley Starling Fotografia, Patricia Eda Origamis, Florinha da Nat (Caeté), Marilene e Edina, Edisio e Roberta (Bailarinos), Nathalie (Centro Cultural Urucuia), Nelly , Jornal Estado de Minas, Super, Opiniao (Caeté) , Folha de Sabará, Museu Digital do Barreiro e todas as doações. Tudo foi muito importante para a realização do evento.

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados