TERÇA-FEIRA, 26 DE SET DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - ECONOMIA
05 DE JANEIRO DE 2017
2017 será para empreendedores

Especialista explica porque esse será o ano do empreendedorismo e dá dicas para quem deseja abrir um novo negócio

JANEIRO/2017 - Abrir um negócio é sempre um grande desafio. De cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, segundo a pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada em 2016 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para Márcio Iavelberg, sócio fundador da consultoria empresarial Blue Numbers, “o brasileiro já é empreendedor por natureza e por várias razões: uma delas é a baixa formação técnica, o que leva muita gente a ter subempregos. Em momentos de crise, muitos desses são dispensados. Por necessidade, buscam abrir seu próprio negócio e empregam, inclusive, outras pessoas da família, que também enxergam uma possibilidade de mudança de vida”.

Para Iavelberg, o ano de 2017 ainda está incerto, mas as expectativas econômicas mostram retração em vários segmentos. “O varejo, como um todo, deve fechar com mais um encolhimento. Esse cenário propiciará uma busca pelo autossustento e pela abertura de micro negócios”, afirma o executivo. Com o objetivo de ajudar quem está começando, ele listou três dicas para quem quer evitar os erros mais comuns ao abrir um negócio:

Aposte em você

Aposte naquilo que você tenha experiência prática. Um bom empreendedor deve conhecer muito bem o que está se propondo a fazer. Aprimore-se com cursos online e presenciais, você precisará ter boas noções de gestão do negócio. Uma pitada de conhecimento sobre finanças, comercial e RH são sempre ingredientes que compõem o sucesso de uma empresa.

Não dê um passo maior do que você pode dar

Muita gente acha importante começar logo o negócio e acaba se complicando. Isso porque não faz os investimentos necessários e as ações comerciais são atropeladas. A falta de planejamento é um grande mal nesse momento de início de empresa. Converse com empresários do ramo escolhido para entender quais as oportunidades e desafios. Faça Networking.

Não siga o modismo

Existe muita gente fazendo de tudo, mas não vá pelo modismo. Aposte no bom atendimento, no bom relacionamento. Quem se destaca com uma excelente prestação de serviço, normalmente tem vida longa. Precisará fazer menos esforço comercial, porque terá seus clientes como os melhores porta-vozes.

Sobre a Blue Numbers

A Blue Numbers é uma consultoria empresarial especializada em PME´s com 13 anos de experiência e mais de 600 projetos realizados. Atua na construção de modelos de gestão: marketing, financeira, RH, processos e comercial, formatação de franquias, treinamentos e palestras. Conta com um quadro de profissionais multidisciplinares, altamente qualificados e com experiência em projetos nacionais.

ECONOMIA
23 DE NOVEMBRO DE 2015
29 DE FEVEREIRO DE 2016
Desconto de 15% no IPTU
05 DE JANEIRO DE 2017
2017 será para empreendedores
22 DE MARÇO DE 2017
Dança no preço da gasolina
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados