TERÇA-FEIRA, 24 DE NOV DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - POLÍTICA
12 DE JULHO DE 2016
Proposta relatada por Anastasia em favor dos Municípios é aprovada por unanimidade no Senado

Mais uma proposta relatada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) foi aprovada por unanimidade pelo Senado Federal. A PEC 73/2015, relatada por Anastasia na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), passou na última semana pelo crivo do Plenário e foi aprovada em dois turnos. Ela prevê que as entidades nacionais que representam os municípios tenham também legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e ação declaratória de constitucionalidade (ADC).

A proposta atende a uma das reivindicações da Marcha dos Prefeitos, ocorrida em maio de 2015 e altera o artigo 103 da Constituição. A iniciativa foi do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), subscrita por Anastasia e outros 25 senadores. A medida também foi incluída pela Comissão Especial de Aperfeiçoamento do Pacto Federativo na lista de propostas legislativas prioritárias para o Senado. Trata-se de mais uma matéria importante para o municipalismo e o federalismo no Brasil, temas dos mais defendidos por Anastasia no Senado.

Em manifestação no Plenário, o senador mineiro louvou a iniciativa e lamentou que somente agora a modificação tenha sido feita. “Essa é uma emenda singela, mas de grande impacto a favor da Federação brasileira e em prol dos Municípios de nosso Brasil. Ela tem um alto impacto e nós lamentamos que, decorridos 28 anos da promulgação da Constituição que elevou o Município à esfera de entidade Federada, só agora nós tenhamos a oportunidade de inserir no rol do art. 103 da Carta Magna a representação dos Municípios, como também agentes titulares para o ingresso das ações diretas de inconstitucionalidade ou declaratórias de constitucionalidade”, afirmou Anastasia.

Ambas as votações ocorreram na quarta-feira (06/07). No primeiro turno foram 63 votos sim e no segundo turno 50 votos sim contra nenhum voto não. Com a aprovação, a matéria segue agora para a Câmara dos Deputados.

POLÍTICA
27 DE DEZEMBRO DE 2019
PM fecha 2019 com balanço positivo
29 DE JUNHO DE 2020
Por onde andam os vereadores?
13 DE NOVEMBRO DE 2020
1º turno é no próximo domingo
26 DE DEZEMBRO DE 2019
Prefeitura fecha 2019 com conquistas
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados