DOMINGO, 23 DE JUL DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
11 DE JULHO DE 2016
AngloGold Ashanti leva turnê 2016 da Filarmônica de Minas Gerais para Sabará

Concerto, na noite de 16 de julho, será ao ar livre, gratuito e aberto ao público

Sabará terá música clássica ao ar livre na noite de sábado, 16 de julho. A Filarmônica de Minas Gerais se apresentará em espetáculo gratuito na praça Melo Viana, às 20 horas, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. O concerto é patrocinado pela AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais.

Após o concerto em Sabará, a Filarmônica se apresentará, por meio dos seus grupos de Câmara, também gratuitamente, em Nova Lima, e Caeté, cidades nas quais está presente a operação da AngloGold Ashanti. Em junho, mais de duas mil pessoas lotaram a praça da Matriz para a abertura da turnê em Santa Barbará. Com as turnês estaduais e seus concertos abertos ao público, a Filarmônica procura contribuir para que um número cada vez maior de pessoas tenha contato com a beleza da música clássica. A AngloGold Ashanti tem o mesmo objetivo ao apoiar o projeto - contribuir para melhoria de qualidade de vida nas comunidades vizinhas.

O repertório

A Orquestra interpretará Dança Eslava, op. 72, nº 1, do tcheco Antonín Dvorák; Tritsch-Tratsch Polka, op. 214, de J. Strauss Jr., compositor bastante conhecido do público pelas valsas vienenses. Outro compositor bastante reconhecido pelos ouvintes é Carlos Gomes. Na apresentação de Sabará será interpretada, de Gomes, a Abertura da ópera Maria Tudor. Uma vez mais a ressaltar que a música clássica sempre está presente na vida das pessoas, a Filarmônica irá tocar Gymnopédies 3 e 1, do compositor francês Erik Satie. Certamente, muitos a reconhecerão já nas primeiras notas.

Do compositor inglês Gustav Holst, a Filarmônica interpretará a Suíte Saint Paul, op. 29, nº 2: Giga. De origem inglesa, Giga é uma dança folclórica. Trata-se de música bastante animada, assim como a Abertura da obra Cavalaria Ligeira, do croata Franz von Suppé, e a obra Príncipe Igor: Danças Polovitsianas, do russo Alexander Borodin.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Com apenas oito anos de existência, a Filarmônica de Minas Gerais recebeu três prêmios de melhor grupo musical brasileiro, efetivando-se como um dos projetos mais bem-sucedidos de Minas Gerais e do Brasil no campo da música erudita. Sob a direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a Orquestra é atualmente formada por 92 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central, do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição. Neste período, realizou 554 concertos, com a execução de 915 obras de 77 compositores brasileiros e 150 estrangeiros, para mais de 709 mil pessoas, sendo que mais de 40% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente. O impacto desse projeto artístico durante os anos também pode ser medido pela geração de 59 mil oportunidades de trabalho direto e indireto.

Sobre a AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no Brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 19 operações em 9 países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Londres, Austrália e Gana. No Brasil, a companhia está presente em Minas Gerais e Goiás. As operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e o desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.

SERVIÇO

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - turnê estadual 2016

Sabará

16 de julho – 20h

Praça Melo Viana

Concerto gratuito

Programa:

Marcos Arakaki, regente

DVORÁK Dança Eslava, op. 72, nº 1

J. STRAUSS JR. Tritsch-Tratsch Polka, op. 214

GOMES Maria Tudor: Abertura

SATIE/Debussy Gymnopédies 3 e 1

HOLST Suíte Saint Paul, op. 29, nº 2: Giga

SUPPÉ Cavalaria Ligeira: Abertura

BORODIN Príncipe Igor: Danças Polovitsianas

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Cidade em ritmo de Carnaval
03 DE FEVEREIRO DE 2017
Prepare-se para cair na folia!
28 DE NOVEMBRO DE 2016
Festival de Novidades!
26 DE DEZEMBRO DE 2016
Pequenos Grandes Escritores
05 DE JULHO DE 2017
Tradição renovada
17 DE JULHO DE 2017
Muitos anos de Belgo
09 DE FEVEREIRO DE 2017
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2017
05 DE JULHO DE 2017
Viva São João!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados