SEXTA-FEIRA, 24 DE NOV DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
23 DE JUNHO DE 2016
Cemig reforça cuidados com a rede elétrica durante a festa junina

Junho e julho são meses marcados pelas tradicionais festas juninas e julinas que homenageiam São João. Bandeirinhas, fogueiras, fogos de artifício e balões são artefatos característicos deste período do ano. Para ajudar em uma festa segura, a Cemig orienta a população sobre os cuidados e procedimentos que devem ser tomados em relação à rede elétrica.

Segundo as normas de segurança da Cemig, não é permitido utilizar postes e padrões de energia para amarrar bandeirinhas, faixas ou fixar outros enfeites. Da mesma forma, tais adereços devem ser mantidos distantes da rede elétrica.

A montagem de estruturas como barraquinhas, camarotes, palcos e palanques e a utilização de veículos de som ou trios elétricos também devem seguir as orientações de segurança da Cemig, de forma que mantenham uma distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica.

Além disso, enfeites, como faixas e bandeirolas, devem ser feitos com materiais isolantes e biodegradáveis e não podem ser fixados próximos à rede elétrica. Os trios elétricos merecem atenção especial em relação a sua estrutura, já que é possível ocorrer acidentes com os fios da rede elétrica e também com os enfeites. As fogueiras não devem ser feitas sob a fiação elétrica, e os fogos de artifícios devem ser manuseados por adultos e utilizados longe da rede elétrica e de adereços, que demonstrem risco de incêndios. “Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar curto-circuito”, destaca Demetrio Venicio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig.

Outra tradição dessa festa popular são os tradicionais balões juninos. Vale lembrar que soltar balão é crime, pela lei 9.605/98, e não se deve, nunca, fazê-lo próximo à rede elétrica. O engenheiro destaca que: “Algumas pessoas ainda se aventuram e brincam perto das instalações e fios. Então é importante ressaltar o perigo de se soltar balões. Historicamente, acidentes dessa natureza sempre causaram danos enormes às pessoas envolvidas.”

Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, a Cemig deve ser acionada através do Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Instalações elétricas temporárias

Em festas populares como essas é comum a necessidade de instalações elétricas temporárias, que requerem uma análise técnica da concessionária de energia elétrica. Dependendo da dimensão do local, também é preciso apresentar um projeto que considere a distribuição das cargas e a proteção seletiva (em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado automaticamente). Demetrio Aguiar ressalta que não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. O mesmo vale para quem vai se reunir em ruas, bares e praças para participar de festividades juninas e julinas.

Por esse motivo, os organizadores dos eventos devem ficar atentos ao prazo de atendimento para ligações provisórias, já que somente profissionais qualificados e autorizados pela Cemig podem realizar o serviço. Segundo o engenheiro, o ideal é que as solicitações sejam feitas com, no mínimo, dez dias de antecedência.

O engenheiro ressalta o cuidado que se deve ter com as emendas e a importância de utilizar materiais de qualidade. “Deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica, para evitar incêndios e outros acidentes”, destaca Aguiar.

Recomendações

Iluminação, enfeites e alegorias

* Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, o consumidor deve consultar a Cemig.

* Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

* Não fazer ligações clandestinas (gatos).

Palanques para apresentação de shows

* A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas e gasodutos.

* A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

* Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

* Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Fios partidos (acidentalmente)

* Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, e aguardar a chegada dos técnicos da empresa.

GERAIS
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
26 DE DEZEMBRO DE 2016
COLUNA MG
05 DE JANEIRO DE 2017
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
25 DE SETEMBRO DE 2017
Carnaval dos Enxutões
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Ande de acordo com a lei
29 DE AGOSTO DE 2017
AngloGold testa sirene no Pompéu
31 DE OUTUBRO DE 2017
Uma tradição milenar
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Quanto custa morrer?
01 DE FEVEREIRO DE 2017
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
22 DE MARÇO DE 2017
Corrente do Bem
17 DE JULHO DE 2017
Mãe Belgo
17 DE JULHO DE 2017
Cultura, diversão e inovação
17 DE JULHO DE 2017
Nova Era: ArcelorMittal
29 DE AGOSTO DE 2017
Romance em contos
28 DE SETEMBRO DE 2017
22 DE MARÇO DE 2017
Não existe hora de parar
08 DE AGOSTO DE 2017
08 DE AGOSTO DE 2017
Alerta as Prefeituras
18 DE JULHO DE 2017
Aluguel sem burocracia
28 DE SETEMBRO DE 2017
ACESSO PARA TODOS
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados