SÁBADO, 23 DE SET DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
13 DE MAIO DE 2016
BDMG Cultural lança nova iniciativa no campo do pensamento

“Diálogos para o Desenvolvimento” é um programa de debate de ideias que estreia dia 17 de maio, com o primeiro ciclo de encontros voltado para os temas da cidade

“URBE URGE” será o primeiro ciclo de debates do programa Diálogos para o Desenvolvimento, promovido pelo BDMG e pelo BDMG Cultural. A primeira rodada de discussões vai de 17 de maio a 21 de junho, no auditório do BDMG, às 19h, e terá como tema principal a cidade e suas questões sociais, políticas e culturais. A primeira edição do programa conta com a parceria do coletivo Piseagrama.

“Os encontros que vão de 17 de maio a 21 de junho, têm como ponto de partida o diálogo de experiências reais de cidadania feita à mão, com os vários níveis de pensamento crítico em torno de temas como a ocupação urbana, os novos modos de transitar pelos espaços, a compreensão da capacidade de a metrópole adoecer e entristecer as pessoas, sobre a violência marcada pela discriminação, e acerca do planejamento que contemple as formas diretas de participação, fraturando o centralismo e a verticalização”, explicou o presidente do BDMG Cultural João Paulo Cunha.

No primeiro encontro, dia 17 de maio, será discutido o tema “Dos corpos nas ruas ao urbanismo feito à mão”, que vai apresentar experiências criativas de ocupação cultural e política em Belo Horizonte, Recife e São Paulo. Os convidados para a noite de inauguração são Du Pente, da Praia da Estação; Priscila Musa, Espaço Comum Luiz Estrela; Julien Ineichen, Nadar do Capibaribe, do Recife; e Laura Sobral, A Batata precisa de você, de São Paulo. “Em meio a uma crise profunda de representação, a cidadania brasileira está em busca de novas formas de exercer política e nada mais efetivo que começar pela cidade”, destaca João Paulo.

Nestes seis encontros, serão convidadas universidades, instituições de pesquisa, como movimentos sociais, coletivos e militantes, e o público em geral que quiser discutir sobre o assunto. No encerramento do ciclo será inaugurada uma exposição de propostas para a cidade, elaboradas por arquitetos, urbanistas e coletivos, na forma de cartazes, folhetos, vídeos e outras intervenções artísticas.

Entre os convidados que participarão dos próximos encontros estão a psicanalista Maria Rita Kehl; o secretário municipal de planejamento urbano de São Paulo, Fernando Mello Franco; o coordenador do MTST, Guilherme Boulos; e o ambientalista Apolo Heringer.

Confira a programação completa:

17/5 - Dos corpos nas ruas ao urbanismo feito à mão

Du Pente (Praia da Estação)

Priscila Musa (Espaço Comum Luiz Estrela)

Julien Ineichen (Nadar no Capibaribe/Recife)

Laura Sobral (A Batata precisa de você/São Paulo)

27/5 – Meio ambiente e saúde ecossistêmica

Maria Rita Kehl (psicanalista e integrante da Comissão Nacional da Verdade)

Apolo Heringer (Projeto Manuelzão)

Bruno Pedralva (médico de família e comunidade)

2/6 – Cidade pedestre, ciclável e com transporte público de verdade

7/6 – Pólis e polícia: racismo e medo nosso de cada dia

14/6 – Se morar é um direito, ocupar é um dever

21/6 – Planejar a cidade a muitas mãos

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Serviço

Diálogos para o Desenvolvimento apresenta “URBE URGE” - Dos corpos nas ruas ao urbanismo feito à mão

Dia 17 de maio, às 19h

Auditório do BDMG – Rua Bernardo Guimarães, 1600, Lourdes

GERAIS
26 DE DEZEMBRO DE 2016
COLUNA MG
05 DE JANEIRO DE 2017
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Ande de acordo com a lei
29 DE AGOSTO DE 2017
AngloGold testa sirene no Pompéu
01 DE FEVEREIRO DE 2017
REDE SINDIJORI DE COMUNICAÇÃO
22 DE MARÇO DE 2017
Corrente do Bem
17 DE JULHO DE 2017
Mãe Belgo
17 DE JULHO DE 2017
Cultura, diversão e inovação
17 DE JULHO DE 2017
Nova Era: ArcelorMittal
29 DE AGOSTO DE 2017
Romance em contos
22 DE MARÇO DE 2017
Não existe hora de parar
08 DE AGOSTO DE 2017
08 DE AGOSTO DE 2017
Alerta as Prefeituras
18 DE JULHO DE 2017
Aluguel sem burocracia
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados