TERÇA-FEIRA, 26 DE SET DE 2017
Untitled Document
EDITORIAS - CIÊNCIA E SAÚDE
03 DE MARÇO DE 2016
Os Olhos do Surubim Rei – Teatro de Bonecos nas Águas é apresentado em Sabará

Grupo Kabana realiza palestras, workshop e apresentações do espetáculo Os Olhos do Surubim Rei

A peça Os Olhos do Surubim Rei é o ponto de partida para uma série de atividades oferecidas pelo Grupo Teatro Kabana no mês de março. A programação inclui palestras, workshop, além de uma temporada do espetáculo e será realizada na Estação de Arte Kabana, na Vila Marzagão, em Sabará, a partir do dia 6. A entrada é franca.

Realizado com recursos do programa CENA MINAS – Prêmio Estado de MG de Artes Cênicas, todo o projeto tem o foco voltado para a pesquisa e a difusão da técnica de Títeres Aquáticos. Com origem no Vietnã, a técnica de manipulação de bonecos na água integra a vida cultural do país desde o século XI. As encenações eram realizadas dentro dos rios, lagos e plantações de arroz e representavam a história e as tradições vietnamitas.

Na montagem do espetáculo Os Olhos do Surubim Rei, o Kabana utiliza um aquário para simular as águas do Rio São Francisco e falar da vida, dos costumes, personagens, mitos e lendas que povoam o nosso Velho Chico. Após cada sessão da peça, o grupo vai realizar uma palestra/demonstração abordando a dramaturgia, a trilha sonora original, a história, a construção e a técnica de manipulação dos bonecos.

No Workshop Títeres Aquáticos, bonequeiros e outros interessados têm a oportunidade de conhecer a história e os mecanismos da técnica. A partir da aula ministrada pelo bonequeiro Tião Vieira, os participantes podem desvendar, criar e experimentar as possibilidades de construção e utilização de títeres aquáticos. O curso tem carga horário de 8 horas e será realizado no dia 19 de março.

Os Olhos do Surubim Rei

Os Olhos do Surubim Rei conta a história de um pescador e seu neto. Certo dia, os dois embarcam em uma canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos do Rio São Francisco. Com eles, deslizamos sobre um palco de águas e mergulhamos nos segredos, encantos e mistérios do rio.

Ficha Técnica

Direção e concepção: Mauro Xavier

Dramaturgia: Nélida Prado

Criação de bonecos: Tião Vieira

Trilha Sonora: Pedro Delgado e Geovanne Sassá

Programação Visual: Léo Ladeira

Estação Arte Kabana

Trazer o público para a Estação de Arte Kabana, na Vila Marzagão, é também oferecer uma oportunidade de conhecer um pedaço da história e da cultura de Minas Gerais. No espaço, é possível mergulhar num passado recente onde o apito do trem, as matas, as boiadas que ainda atravessam a Vila diariamente, nos colocam em um cenário de Guimarães Rosa. Em alguns trechos do conto Sinhá Secada (Tutaméia - Terceiras Histórias), o escritor assim descreve a Vila Marzagão e faz referência ao Rio Arrudas:

"Convidou consigo a Sinhá, comprando-lhe passagem para aquele intato lugar, empregou-a também na fábrica de Marzagão ... ...Moraram numa daquelas miúdas casas pintadas, pegada uma a outra, que nem degraus da rua em ladeira...

...o ribeirão rude de espumas em lajedo..."

PROGRAMAÇÃO

OS OLHOS DO SURUBIM REI

Data: 06/03,13/03, 20/03 e 03/04

Local: Estação de Arte Kabana

Horário: 16h

Entrada Franca

Após cada sessão haverá Palestra/Demonstração Títeres Aquáticos

Informações: www.gtkabana.com.br

OS OLHOS DO SURUBIM REI

Data: 07/03 a 23/03 – reservado para escolas públicas agendadas (10 sessões)

Local: Estação de Arte Kabana – Vila Marzagão, Sabará

Horário: 9h30 e 14h

Entrada Franca

Após cada sessão haverá Palestra/Demonstração Títeres Aquáticos

Informações: www.gtkabana.com.br

WORKSHOP: TÍTERES AQUÁTICOS

Data: 19/03

Local: Estação de Arte Kabana – Vila Marzagão, Sabará

Horário: 9h às 13h e 14h às 18h

Entrada Franca

Inscrições: 31 36717520 | gtkabana@gmail.com

Informações: www.gtkabana.com.br

CIÊNCIA E SAÚDE
02 DE JULHO DE 2015
17 DE JUNHO DE 2016
Centenário Helena Greco
22 DE NOVEMBRO DE 2016
Rede Sindijori de Comunicação
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados