DOMINGO, 19 DE AGO DE 2018
Untitled Document
EDITORIAS - CIÊNCIA E SAÚDE
03 DE MARÇO DE 2016
Os Olhos do Surubim Rei – Teatro de Bonecos nas Águas é apresentado em Sabará

Grupo Kabana realiza palestras, workshop e apresentações do espetáculo Os Olhos do Surubim Rei

A peça Os Olhos do Surubim Rei é o ponto de partida para uma série de atividades oferecidas pelo Grupo Teatro Kabana no mês de março. A programação inclui palestras, workshop, além de uma temporada do espetáculo e será realizada na Estação de Arte Kabana, na Vila Marzagão, em Sabará, a partir do dia 6. A entrada é franca.

Realizado com recursos do programa CENA MINAS – Prêmio Estado de MG de Artes Cênicas, todo o projeto tem o foco voltado para a pesquisa e a difusão da técnica de Títeres Aquáticos. Com origem no Vietnã, a técnica de manipulação de bonecos na água integra a vida cultural do país desde o século XI. As encenações eram realizadas dentro dos rios, lagos e plantações de arroz e representavam a história e as tradições vietnamitas.

Na montagem do espetáculo Os Olhos do Surubim Rei, o Kabana utiliza um aquário para simular as águas do Rio São Francisco e falar da vida, dos costumes, personagens, mitos e lendas que povoam o nosso Velho Chico. Após cada sessão da peça, o grupo vai realizar uma palestra/demonstração abordando a dramaturgia, a trilha sonora original, a história, a construção e a técnica de manipulação dos bonecos.

No Workshop Títeres Aquáticos, bonequeiros e outros interessados têm a oportunidade de conhecer a história e os mecanismos da técnica. A partir da aula ministrada pelo bonequeiro Tião Vieira, os participantes podem desvendar, criar e experimentar as possibilidades de construção e utilização de títeres aquáticos. O curso tem carga horário de 8 horas e será realizado no dia 19 de março.

Os Olhos do Surubim Rei

Os Olhos do Surubim Rei conta a história de um pescador e seu neto. Certo dia, os dois embarcam em uma canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos do Rio São Francisco. Com eles, deslizamos sobre um palco de águas e mergulhamos nos segredos, encantos e mistérios do rio.

Ficha Técnica

Direção e concepção: Mauro Xavier

Dramaturgia: Nélida Prado

Criação de bonecos: Tião Vieira

Trilha Sonora: Pedro Delgado e Geovanne Sassá

Programação Visual: Léo Ladeira

Estação Arte Kabana

Trazer o público para a Estação de Arte Kabana, na Vila Marzagão, é também oferecer uma oportunidade de conhecer um pedaço da história e da cultura de Minas Gerais. No espaço, é possível mergulhar num passado recente onde o apito do trem, as matas, as boiadas que ainda atravessam a Vila diariamente, nos colocam em um cenário de Guimarães Rosa. Em alguns trechos do conto Sinhá Secada (Tutaméia - Terceiras Histórias), o escritor assim descreve a Vila Marzagão e faz referência ao Rio Arrudas:

"Convidou consigo a Sinhá, comprando-lhe passagem para aquele intato lugar, empregou-a também na fábrica de Marzagão ... ...Moraram numa daquelas miúdas casas pintadas, pegada uma a outra, que nem degraus da rua em ladeira...

...o ribeirão rude de espumas em lajedo..."

PROGRAMAÇÃO

OS OLHOS DO SURUBIM REI

Data: 06/03,13/03, 20/03 e 03/04

Local: Estação de Arte Kabana

Horário: 16h

Entrada Franca

Após cada sessão haverá Palestra/Demonstração Títeres Aquáticos

Informações: www.gtkabana.com.br

OS OLHOS DO SURUBIM REI

Data: 07/03 a 23/03 – reservado para escolas públicas agendadas (10 sessões)

Local: Estação de Arte Kabana – Vila Marzagão, Sabará

Horário: 9h30 e 14h

Entrada Franca

Após cada sessão haverá Palestra/Demonstração Títeres Aquáticos

Informações: www.gtkabana.com.br

WORKSHOP: TÍTERES AQUÁTICOS

Data: 19/03

Local: Estação de Arte Kabana – Vila Marzagão, Sabará

Horário: 9h às 13h e 14h às 18h

Entrada Franca

Inscrições: 31 36717520 | gtkabana@gmail.com

Informações: www.gtkabana.com.br

CIÊNCIA E SAÚDE
02 DE JULHO DE 2015
17 DE JUNHO DE 2016
Centenário Helena Greco
07 DE JUNHO DE 2018
Dia mUndial dos Oceanos
11 DE JULHO DE 2018
Voto em trânsito
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados