SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZ DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - POLÍTICA
29 DE OUTUBRO DE 2015
Deputados estaduais vão discutir restauração de igrejas em Sabará

Comissão de Cultura quer viabilizar obras nas igrejas Nossa Senhora do Ó e na Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Debater a necessidade de elaboração de um plano de reforma e restauração das igrejas Nossa Senhora do Ó e da Matriz de Nossa Senhora da Assunção, localizadas no município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo de audiência que será realizada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (5/11/15), às 14 horas, no Auditório. O autor do requerimento para realização da reunião é o deputado Wander Borges (PSB).

"A sociedade vem pedindo a avaliação da questão do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. E parte significativa desse patrimônio são as igrejas de Sabará", afirmou Wander Borges. Segundo ele, o objetivo dessa reunião é avaliar, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), quais as possibilidades para isso, em que nível de planejamento está e quando podem ser feitas intervenções, em especial nas duas igrejas, sendo que esta última já foi em parte restaurada.

Wander Borges frisou também a importância de realizar tal debate na ALMG como uma forma de fortalecer o movimento pela restauração do patrimônio histórico mineiro. “Vamos escutar e debater essa questão como um todo. Mesmo sabendo que a Secretaria está atenta a essas questões, precisamos pedir esse olhar especial sobre o nosso patrimônio”, completou.

Convidados – Foram convidados para a reunião a diretora do Iepha, Soraia Farias; o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor Marcos Paulo de Souza Miranda; a promotora de Justiça da Comarca de Sabará, Marise Alves da Silva; o prefeito de Sabará, Diogenes Gonçalves Fantini; o presidente da Câmara Municipal de Sabará, Marcus Aurelio de Oliveira; e a superintendente regional em Minas Gerais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Celia Maria Corsino.

Também foram convidados o secretário municipal de Defesa Social de Sabará e coordenador da Defesa Civil de Sabará, Tenente Marcelo Oscar de Queiroz; o comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Sabará, Tenente Felipe Augusto Maciel; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e responsável pela igreja Nossa Senhora do Ó, Padre João Carlos da Silva; o responsável pela Igreja Matriz da Nossa Senhora da Assunção da Lapa, em Ravena (Sabará), Padre Deuslando Daniel de Assis; o presidente da Conferência São Vicente de Paula, em Ravena, Cláudio Otaviano Filomeno; a coordenadora da Pastoral do Batismo de Ravena, Maria da Penha Ferreira Pinto; e o zelador da igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, em Ravena, Eder Lírio Ferreira Pinto.

POLÍTICA
28 DE DEZEMBRO DE 2016
Eleitos são diplomados
22 DE MARÇO DE 2017
Legislativo está de volta
13 DE NOVEMBRO DE 2017
Menos velocidade e mais SEGURANÇA
08 DE JUNHO DE 2017
Transformando a sociedade
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados