SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JUL DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - POLÍTICA
29 DE OUTUBRO DE 2015
Deputados estaduais vão discutir restauração de igrejas em Sabará

Comissão de Cultura quer viabilizar obras nas igrejas Nossa Senhora do Ó e na Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Debater a necessidade de elaboração de um plano de reforma e restauração das igrejas Nossa Senhora do Ó e da Matriz de Nossa Senhora da Assunção, localizadas no município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo de audiência que será realizada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (5/11/15), às 14 horas, no Auditório. O autor do requerimento para realização da reunião é o deputado Wander Borges (PSB).

"A sociedade vem pedindo a avaliação da questão do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. E parte significativa desse patrimônio são as igrejas de Sabará", afirmou Wander Borges. Segundo ele, o objetivo dessa reunião é avaliar, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), quais as possibilidades para isso, em que nível de planejamento está e quando podem ser feitas intervenções, em especial nas duas igrejas, sendo que esta última já foi em parte restaurada.

Wander Borges frisou também a importância de realizar tal debate na ALMG como uma forma de fortalecer o movimento pela restauração do patrimônio histórico mineiro. “Vamos escutar e debater essa questão como um todo. Mesmo sabendo que a Secretaria está atenta a essas questões, precisamos pedir esse olhar especial sobre o nosso patrimônio”, completou.

Convidados – Foram convidados para a reunião a diretora do Iepha, Soraia Farias; o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor Marcos Paulo de Souza Miranda; a promotora de Justiça da Comarca de Sabará, Marise Alves da Silva; o prefeito de Sabará, Diogenes Gonçalves Fantini; o presidente da Câmara Municipal de Sabará, Marcus Aurelio de Oliveira; e a superintendente regional em Minas Gerais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Celia Maria Corsino.

Também foram convidados o secretário municipal de Defesa Social de Sabará e coordenador da Defesa Civil de Sabará, Tenente Marcelo Oscar de Queiroz; o comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Sabará, Tenente Felipe Augusto Maciel; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e responsável pela igreja Nossa Senhora do Ó, Padre João Carlos da Silva; o responsável pela Igreja Matriz da Nossa Senhora da Assunção da Lapa, em Ravena (Sabará), Padre Deuslando Daniel de Assis; o presidente da Conferência São Vicente de Paula, em Ravena, Cláudio Otaviano Filomeno; a coordenadora da Pastoral do Batismo de Ravena, Maria da Penha Ferreira Pinto; e o zelador da igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, em Ravena, Eder Lírio Ferreira Pinto.

POLÍTICA
13 DE NOVEMBRO DE 2017
Menos velocidade e mais SEGURANÇA
02 DE ABRIL DE 2018
Trabalhando de Bairro a Bairro
07 DE MAIO DE 2018
Falta de compromisso
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados