TERÇA-FEIRA, 13 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - POLÍCIA
21 DE AGOSTO DE 2015
Polícia Militar vai implantar Rede de Comerciantes Protegidos na área central de Sabará

Na terça-feira, dia 18 de agosto de 2015, a Ducentésima Sexagésima Primeira Companhia (281ª Cia), do 61º Batalhão de Polícia Militar (61º BPM), realizou a primeira reunião para a instalação da Rede de Comerciantes Protegidos (RCP) da área central de Sabará.

Na reunião, que contou com a presença de vinte representantes de comércios do centro do município, o Capitão Yuri Tadeu de Souza Rabelo e a 2º Tenente Mariana Lúcia de Miranda Tolentino apresentaram aos presentes os objetivos da implantação da RCP, dentre os quais podemos destacar a aproximação da Polícia Militar (PMMG) com a comunidade e a redução dos índices de criminalidade.

Vale salientar que a Rede de Comerciantes Protegidos caracteriza-se por ser um conjunto de pessoas organizadas para executarem ações sistematizadas. Assim, a ideia essencial do programa é que cada comerciante vizinho proteja o comerciante vizinho. Isto é, cada elo da Rede atua como uma “câmera viva”, que de forma comprometida alerta todos os componentes do laço sobre a presença de pessoas e indivíduos suspeitos.

A inovação nesta sistemática proposta aos comerciantes pelos militares da 281ª Cia diz respeito à forma como a comunicação será realizada entre os participantes da Rede e a PMMG. Será utilizado o aplicativo WhattsApp, por meio do qual a Polícia Militar passará dicas de segurança aos comerciantes e estes poderão indicar indivíduos e veículos suspeitos que estejam rondando a área central de Sabará.

Para que o comerciante seja incluído no grupo do WhattsApp é necessário que ele participe de uma reunião como a ocorrida nesta última terça-feira, uma vez que são nestes encontros que os militares explicam as regras de funcionamento da Rede de Comerciantes Protegidos.

É fato que quando a população local trabalha em conjunto com a Polícia Militar as possibilidades de ação do cidadão infrator diminuem consideravelmente. Por isso, temos certeza de que a Rede de Comerciantes Protegidos, projeto que está proporcionando uma maior integração entre os militares da 281ª Cia e a comunidade sabarense, será mais um programa de sucesso do 61º BPM.

POLÍCIA
14 DE NOVEMBRO DE 2017
Segurança Pública em Sabará
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados