As termelétricas a gás estão na mira da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, para atender o mercado consumidor a um custo viável, investimentos reduzidos e sustentabilidade. Em viagem à França, na última semana, o presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, fez contatos com potenciais investidores e apresentou diversas oportunidades de negócios, entre elas a geração de energia térmica a gás.
A matriz de origem hidráulica ainda é majoritária no país, com 61% da potência instalada, mas a capacidade das usinas termelétricas, que respondem por 28% desse total, deve crescer 9 GW até 2023, segundo o Plano Decenal de Energia Elétrica do governo federal.
O presidente avalia que, no atual cenário do setor elétrico, essa matriz energética deve ser ampliada, garantindo o abastecimento a grandes centros consumidores, sem grandes impactos ambientais. "As usinas térmicas funcionam como uma reserva para o Sistema Interligado Nacional, operando nos períodos de baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas ou para aumentar a confiabilidade no atendimento a eventos regionais ou nacionais de grande relevância. Além disso, podem ser instaladas próximo aos grandes consumidores, evitando o investimento em linhas de transmissão", afirma Mauro Borges Lemos.
Fonte limpa
A geração térmica a gás natural e biogás possui agora regulamentação específica para seu licenciamento ambiental por determinação do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), órgão colegiado de licenciamento ambiental em Minas Gerais. Com isso, a produção de energia térmica ganhará um novo impulso em Minas Gerais, pois foram reduzidos as exigências e o prazo para o licenciamento ambiental de empreendimentos para geração termelétrica a gás, com potência de até 10 MW, que poderão operar a partir de emissão de Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF).
Já em relação aos empreendimentos com potência acima de 10 MW e com até 100 MW, o licenciamento dependerá da apresentação de Relatório de Controle Ambiental, Plano de Controle Ambiental, Licença Prévia e Licença de Instalação concomitantemente. Para aqueles com potência acima de 100MW, será necessária a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
O diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Franklin Martins, ressalta que a mudança na regulamentação foi resultado de um esforço da área ambiental da Cemig e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a qual levou a proposta de mudança para o Copam. "Nós mostramos que o potencial poluidor do gás natural e biogás é menor do que o do óleo combustível ou do carvão para a geração de energia elétrica e, com isso, poderemos atender a uma demanda do setor industrial por energia a custos mais baixos e com uma fonte ambientalmente mais limpa", explica.
Franklin Martins acrescenta que a nova regra de licenciamento permite, ainda, a participação efetiva de projetos de termelétricas a gás nos leilões emergenciais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
![]() | 29 DE ABRIL DE 2015 Sabará recebe o Conexões Criativas |
![]() | 30 DE ABRIL DE 2015 Prazo para entregar a declaração termina as 23h59 desta quinta-feira (30). |
![]() | 01 DE MAIO DE 2015 Tributos sobre cerveja e refrigerante sobem 10% em maio |
20 DE MAIO DE 2015 |
21 DE MAIO DE 2015 |
![]() | 17 DE JUNHO DE 2015 269 CHILLI PEPPER INAUGURA FILIAL EM BELO HORIZONTE |
18 DE JUNHO DE 2015 |
30 DE JUNHO DE 2015 |
![]() | 14 DE SETEMBRO DE 2015 Governo de Minas altera critério de cobrança do ICMS na tarifa de energia |
26 DE OUTUBRO DE 2015 |
17 DE NOVEMBRO DE 2015 |
17 DE NOVEMBRO DE 2015 |
23 DE NOVEMBRO DE 2015 |
![]() | 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Brasil tem desemprego de 7,5% em novembro, diz IBGE |
17 DE DEZEMBRO DE 2015 |
![]() | 29 DE FEVEREIRO DE 2016 Desconto de 15% no IPTU |
![]() | 30 DE MARÇO DE 2016 Em abril, bandeira verde não traz acréscimo para as faturas de energia |
![]() | 01 DE ABRIL DE 2016 Com bandeira verde, conta de luz fica sem cobrança extra a partir de hoje |
![]() | 24 DE MAIO DE 2016 Livros podem sofrer variações de preços de até 121% entre lojas online e lojas físicas |
![]() | 24 DE MAIO DE 2016 Dicas para enfrentar o desemprego sem desespero |
![]() | 08 DE JUNHO DE 2016 Preço do feijão assusta consumidores |
17 DE JUNHO DE 2016 |
![]() | 05 DE JANEIRO DE 2017 2017 será para empreendedores |
![]() | 05 DE JANEIRO DE 2017 Bandeira tarifária de janeiro é verde |
![]() | 16 DE JANEIRO DE 2017 MERCANTIL DO BRASIL ABRE VAGAS PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO EM TECNOLOGIA |
![]() | 16 DE JANEIRO DE 2017 Em meio à crise programas de estágios se destacam entre os jovens |
![]() | 17 DE JANEIRO DE 2017 Fernando Pimentel lança programa de apoio a municípios mineradores de Minas Gerais |
23 DE JANEIRO DE 2017 Governo cria programa de qualificação profissional de acordo com levantamento das empresas |
11 DE JULHO DE 2017 |
18 DE SETEMBRO DE 2017 |
18 DE JULHO DE 2018 Inaugurada nova sede do SabaráPrev |
27 DE JULHO DE 2018 Empresa que oferece serviço único no Brasil chega a Sabará |
30 DE OUTUBRO DE 2018 Nova agência do Sicoob é inaugurada no município |
![]() | 30 DE OUTUBRO DE 2018 Estado deve quase R$ 33 milhões a Sabará |
![]() | 03 DE JANEIRO DE 2019 O futuro está nas mãos dele |
![]() | 08 DE FEVEREIRO DE 2018 Bancos da cidade ignoram lei dos 15 minutos |
28 DE DEZEMBRO DE 2018 Varp: 40 anos oferecendo o melhor do serviço imobiliário |
07 DE JUNHO DE 2018 |
26 DE DEZEMBRO DE 2018 FIEMG estima retomada do crescimento para 2019 |