TERÇA-FEIRA, 13 DE NOV DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
08 DE JULHO DE 2015
Migração para TV Digital tem início em Belo Horizonte

Até junho de 2016, o sinal em 24 municípios da região metropolitana será 100% digital

Belo Horizonte deu um importante passo para modernizar seu sistema televisivo. Na última semana se iniciou o prazo de 12 meses para finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para um novo padrão, melhor e mais moderno: o digital. A Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) tem como objetivo garantir que a população esteja informada e preparada para quando existir apenas o sinal digital nesta região, programado para ocorrer em junho de 2016.

A migração representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram esta mudança. Para auxiliar a população, a entidade indica que os residentes nas cidades da região de Belo Horizonte acessem o portal www.vocenatvdigital.com.br, que contém todos os detalhes sobre o que é necessário para adequar-se ao novo padrão e calendário da mudança, entre outras informações. O mesmo conteúdo também está disponível na Central de Atendimento 147.

Durante o período de transição, os telespectadores da região que ainda assistam TV com sinal analógico, passarão a ver em suas telas um sinal indicativo com a letra “A” três vezes ao dia. Conforme a proximidade do prazo para a migração do sinal, a quantidade de inserções aumentará, mostrando o tempo restante para realização da mudança. A partir de abril de 2016, dois meses antes do prazo, a indicação estará fixa na tela. Ao final do período, apenas o sinal digital estará disponível.

Os benefícios da TV Digital são inúmeros. Além de acabar com as interferências externas, a transmissão possui uma qualidade muito superior tanto de imagem quanto de som. Outra questão fundamental é a interatividade que a digitalização é capaz de proporcionar, desde que a emissora disponibilize esse recurso na transmissão. Por meio dela, o telespectador pode expandir sua opção de programação com conteúdos adicionais à grade oferecida pelas emissoras.

Outra responsabilidade da entidade é a distribuição de um kit, com antena, conversor e controle remoto, para as famílias cadastradas no programa do governo federal Bolsa Família. Recentemente, um importante passo foi dado com a definição do modelo de conversor que será entregue aos beneficiários. A EAD, com o seu compromisso de assegurar ainda mais qualidade às transmissões televisivas à população, oferecerá um modelo de conversorsuperior às especificações técnicas indicadas no Edital de sua formação. O equipamento escolhido está, portanto, totalmente apto a receber o sinal digital e todos seus benefícios.

A EAD é a entidade responsável por toda a gestão do processo de migração entre o sinal analógico e a implementação da TV Digital em todo o território nacional. No Brasil, além da região de Belo Horizonte, Rio Verde (GO), São Paulo (SP), Distrito Federal e municípios próximos já iniciaram essa fase de mudança.

Confira quais cidades mineiras estão nessa fase do projeto: Araçaí, Belo Horizonte, Betim-MG, Caeté, Contagem, Florestal, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Sobre a EAD

Formada pelas operadoras Algar Telecom, Claro, TIM e Vivo, vencedoras do leilão das licenças 4G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD) é a responsável pela gestão da migração entre o sinal analógico e digital da televisão no Brasil. A EAD tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de marketing e distribuindo os conversores para as famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Esse processo teve inicio em abril deste ano e tem previsão de finalização em 2018.

GERAIS
08 DE FEVEREIRO DE 2018
TÁ TUDO ERRADO
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Quanto custa morrer?
03 DE JANEIRO DE 2018
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados