DOMINGO, 19 DE AGO DE 2018
Untitled Document
EDITORIAS - CIÊNCIA E SAÚDE
01 DE JULHO DE 2015
Lâmpadas de 60watts não podem ser mais vendidas no Brasil

A partir de hoje, (01/07) as lâmpadas incandescentes de 60 Watts (W) não podem ser mais comercializadas no Brasil. A regra faz parte de mais uma fase da legislação que restringe a produção, importação e comercialização de lâmpadas incandescentes.

Desde o ano passado, não se podia mais fabricar ou importar as lâmpadas incandescentes de 60 W e agora esse tipo de lâmpada, mais tradicional no uso domestico, não poderá ser mais vendida pelo comércio. A regulamentação consta na Portaria Interministerial n° 1007/2010, do Ministério de Minas e Energia.

Com base nessa portaria, as lâmpadas incandescentes com potência de 15 a 40 W ainda terão uma sobrevida de um ano, prazo máximo que os varejistas terão para comercializar seus estoques. Essa medida segue o cronograma da portaria 1007/2010 que fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro. Vale ressaltar que as lâmpadas incandescentes de potência acima de 75 W já não estavam sendo comercializadas no Brasil.

A substituição desse modelo pode ser feita com vantagens pela lâmpada fluorescente compacta (LFC) de 15 watts que possui uma durabilidade até seis vezes maior A diferença de preço da LFC é amortizada em até três meses, caso a utilização seja de três horas por dia. Essas lâmpadas também poderão ser substituídas pelas de LED de 11 W, cuja vida útil pode chegar a trinta e três vezes mais que as incandescentes.

De acordo com estimativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), ainda devem existir cerca de 16 milhões de lâmpadas de 60 watts em Minas Gerais. Considerando a substituição dessas lâmpadas pelas fluorescentes compactas de 15 watts, teríamos uma redução de 45 watts por unidade, proporcionando uma redução de quase 6% da capacidade total da empresa ao final.

FONTE: Agência Minas

CIÊNCIA E SAÚDE
02 DE JULHO DE 2015
17 DE JUNHO DE 2016
Centenário Helena Greco
07 DE JUNHO DE 2018
Dia mUndial dos Oceanos
11 DE JULHO DE 2018
Voto em trânsito
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados