TERÇA-FEIRA, 25 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - MEIO AMBIENTE
23 DE JUNHO DE 2015
Copasa e Governos de Minas e Espanha discutem inovação de recursos hídricos

Evento contará com a participação do embaixador da Espanha no Brasil e com a presidente da Copasa, além de vários especialistas que vão ministrar palestras sobre projetos de saneamento básico

O Governo de Minas Gerais, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil realizam o “Minas Gerais e Espanha: diálogos para a inovação na gestão de recursos hídricos”, nesta terça-feira, 23, a partir das 8h30. O evento, que acontece no auditório da Companhia, na rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, busca promover a troca de experiência de projetos inovadores de recursos hídricos realizados nas duas localidades, além de ressaltar a cooperação entre os Governos de Minas e Espanha em busca do desenvolvimento tecnológico.

Presente em 634 municípios mineiros com o serviço de abastecimento de água, a Copasa estuda diversos exemplos de gestão de crise, como o do país espanhol, que em 2007 enfrentou a maior seca local do século. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a situação também é grave e somente será possível evitar o racionamento ou a tarifa de contingência se a população economizar, pelo menos, 30% de água. Após o período de chuvas, os reservatórios do Sistema Paraopeba estão com apenas 36% da capacidade. Em 2014, nesse mesmo período, o Sitema Paraopeba apresentava 61% do total e, em 2013, estava operando com 91,2% de sua capacidade.

A abertura do “Minas Gerais e Espanha: diálogos para a inovação na gestão de recursos hídricos” será feita pela presidente da Copasa, Sinara Meireles, pelo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso e pelo Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Pérpetuo, além de outras autoridades que vão compor a mesa principal.

Durante a solenidade, haverá uma série de palestras, como a apresentação da diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho, que vai falar sobre os desafios para inovação na gestão dos recursos hídricos do estado. As autoridades espanholas vão palestrar sobre a experiência do país na gestão de recursos hídricos. O diretor-geral da Água, Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Adriano García-Loygorri, apresenta a palestra “O sistema espanhol de gestão de recursos hídricos”. Já o conselheiro da Agricultura e Água da Região de Múrcia (Espanha) David Martínez Vicente, exibe “A experiência numa comunidade autônoma. O caso da Região de Múrcia”, que conta sobre o aqueduto Tajo-Segura, cujo equipamento transpõe água da bacia do rio Tajo, na região Centro Sul, para o rio Segura na Região de Múrcia, situada no Sul da Espanha, visando terminar com o "desequilíbrio hidrológico" da Península Ibérica.

A Fiemg, a Coca Cola, a Fiat e a empresa espanhola RITEC, S.L. ainda vão apresentar a contribuição do setor privado para o uso eficiente dos recursos hídricos.

Serviço

Minas Gerais e Espanha: diálogos para a inovação na gestão de recursos hídricos

Data: 23 de junho de 2015, a partir de 8h30

Local: Auditório da Copasa (rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte)

Programação:

• 8h30 às 9h – Credenciamento

• 9h às 10h - Abertura

 Rodrigo Perpétuo – Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais

 Manuel de la Cámara Hermoso – Embaixador da Espanha no Brasil

 Sinara Meireles – Diretora-presidente da Copasa

 Maria de Fátima Chagas Dias Coelho – Diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)

 José Luiz de Magalhães Neto – Diretor de Relações Governamentais da ACMinas

 Marco Antônio Rezende Teixeira – Secretário de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais

 Luis Benito – Conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Embaixada da Espanha

 María Amelia Guzmán Martínez-Valls – Conselheira Comercial da Embaoxada da Espanha

 Ignácio Martínez-Castignani – Diretor do Instituo Cervantes

 Sandro Veríssimo Oliveira Miranda – Diretor de Regulação Metropolitana da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte

• 10h às 11h – Minas Gerais: desafios para inovação na gestão de recursos hídricos

Moderador: João Bosco Senra – Diretor de Operação Sudoeste da Copasa

 Maria de Fátima Chagas Dias Coelho – Diretora do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM)

 Nilo de Oliveira Nascimento – Engenheiro hidráulico e professor da UFMG

• 11h30 às 13h – A experiência espanhola na gestão de recursos hídricos

Moderadores: María Amelia Guzmán Martínez-Valls (Conselheira Comercial da Embaoxada da Espanha) e Luis Benito (Conselheiro de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Embaixada da Espanha)

 Palestra “O sistema espanhol de gestão de recursos hídricos” – Adriano García-Loygorri, Direção-geral da Água, Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente

 Palestra “El Fondo de Cooperación para Agua y Saneamiento” – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o desenvolvimento (AECID)

 A experiência numa Comunidade Autônoma. O caso da Região de Múrcia – David Martinéz Vicente, Conselheiro da Agricultura e Água da Região de Múrcia

 Sistemas de Irrigação eficiente da Espanha – Luciano Mateos, pesquisador científico no Instituto da Agricultra Sustentável do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC – Córdoba)

• 14h30 às 16h – Contribuição do setor privado para uso eficiente dos recursos hídricos

 Brasil: FIEMG (Wagner Soares Costa, Gerente de Meio Ambiente da FIEMG), Coca Cola (Rogério Bessa, Gerente da Fábrica Coca Cola e Fiat (Cristiano Feliz, Gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Fiat)

 Espanha: RITEC, S. L. (Luis Miguel Peregrín, Diretor-geral)

• 16h30 às 18h – Palestras

Moderador: Professor Renato Cesar Cardoso (Professor da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG e pós doutor pela Universidade de Barcelona)

 Recursos hídricos: educação, cultura e comportamento – Sandra Mara de Oliveira Vicente, diretora da Escola Anne Frank

 Pesquisa, desenvolvimento e inovação em matéria de gestão de recursos hídricos – Encarnación Gil Meseguer, professora da Universidade de Murcia

 Irrigação eficiente – Amarildo Kalil, Presidente da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater)

 Governo da água no Brasil e o desenvolvimento social: desafios e perspectivas – Francisco Antônio Rodrigues Barbosa, Professor do Departamento de Biologia Geral da UFMG

• 18h às 18h30 – Encerramento

 Sinara Meireles – Diretora-presidente da Copasa

 Manuel de la Cámara Hermoso – Embaixador da Espanha no Brasil

 Rodrigo Perpétuo – Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais

MEIO AMBIENTE
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Alerta em períodos chuvosos
08 DE FEVEREIRO DE 2018
29 DE MARÇO DE 2018
Vizinhos do Aterro
06 DE OUTUBRO DE 2017
Horário de Verão será mantido
02 DE ABRIL DE 2018
Outdoor por todas as partes
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados