TERÇA-FEIRA, 17 DE JUL DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
30 DE MAIO DE 2015
IFMG oferta mais de mil vagas para o segundo semestre

O Instituto Federal de Minas Gerais recebe, de 25 de maio a 29 de junho, inscrições do Vestibular e Exame de Seleção 2015/2. São oferecidas mais de mil vagas, sendo 296 para cursos técnicos, 255 para cursos superiores e 600 para cursos a distância. As ofertas estão disponíveis nos câmpus Bambuí, Betim, Congonhas, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São João Evangelista.

Inscrições exclusivamente pela Internet, no portal www.ifmg.edu.br. A taxa para os cursos de nível superior é de R$ 70 e, para os cursos técnicos, de R$ 50. Já para as opções de ensino a distância, a inscrição é gratuita.

Provas – As provas vão ocorrer no dia 12 de julho: das 8h às 12h30 para os cursos superiores, nos câmpus Bambuí, Congonhas, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Preto e Ribeirão das Neves; e das 14h às 18h para os cursos técnicos, nas cidades de Congonhas, Ipatinga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

A seleção dos candidatos para os cursos a distância será realizada por meio de sorteio eletrônico, de caráter classificatório, no dia 1º de julho, das 17h às 21h, na Reitoria em Belo Horizonte. O evento será aberto ao público.

Isenção de taxa – O candidato que, cumulativamente, comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e tiver cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, tem a oportunidade de solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição. Para participar, o interessado deverá se inscrever no período de 25 de maio a 12 de junho, de acordo com as especificações do edital.

Sisu – Para candidatar-se às vagas dos cursos superiores, o candidato tem duas possibilidades: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2015/2 serão ofertadas 50% das vagas e no Sisu serão disponibilizadas as demais. O Sisu utilizará as notas do Enem 2014, conforme edital.

Cotas – São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno ser proveniente de escolas públicas; o segundo, relacionado à renda familiar per capita; e, o terceiro, à autodeclaração de cor.

Lista de cursos por cidade

Bambuí: curso técnico a distância em Redes de Computadores; Bacharelado em Agronomia.

Betim: cursos técnicos a distância em Análises Químicas, Informática para Internet e Mecânica.

Congonhas: cursos técnicos subsequentes em Edificações, Mecânica e Mineração; Bacharelado em Engenharia Mecânica.

Governador Valadares: curso técnico a distância em Serviços Jurídicos; Tecnologia em Gestão Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Produção.

Itabirito: Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Ouro Preto: cursos técnicos subsequentes em Edificações e Segurança do Trabalho; Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Ribeirão das Neves: cursos técnicos subsequentes em Administração e Logística; Tecnologia em Processos Gerenciais.

Ouro Branco: curso técnico a distância em Administração e Soldagem.

Santa Luzia: curso técnico a distância em Desenho para Construção Civil

São João Evangelista: cursos técnicos a distância em Artesanato, Florestas e Reciclagem.

Ipatinga (nova unidade): cursos técnicos subsequentes em Mecânica e Eletrotécnica.

Os editais com informações completas estão disponíveis no portal do IFMG: www.ifmg.edu.br/vestibular/.

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
28 DE SETEMBRO DE 2017
Pedalando por uma vida melhor
28 DE SETEMBRO DE 2017
Cantinho do Escritor Sabarense
18 DE JULHO DE 2017
Riquezas de nosso patrimônio
28 DE SETEMBRO DE 2017
De portas abertas
06 DE OUTUBRO DE 2017
2ª edição da Ação Promove
31 DE OUTUBRO DE 2017
Ação Promove SABARÁ
31 DE OUTUBRO DE 2017
Literatura sabarense
31 DE OUTUBRO DE 2017
Professores no limite
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados