SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JUL DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - ECONOMIA
29 DE ABRIL DE 2015
Sabará recebe o Conexões Criativas

Projeto promove oportunidades de geração de negócios e renda no município

Sabará receberá no dia 29/04 o Conexões Criativas, projeto patrocinado pela AngloGold Ashanti, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A ação faz parte do Programa de Integração Cultural (PIC), iniciativa que estimula o desenvolvimento local. A cidade tem um rico legado cultural em consequência de uma história que se funde com o surgimento de Minas Gerais. A proposta do evento é intensificar a economia criativa por meio da geração de riquezas, desenvolvimento humano e social na região.

O conceito de economia criativa deriva do termo “indústrias criativas” e pode ser definido como os processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. As atividades que integram a economia criativa são gastronomia, arquitetura, música, design, artesanato, moda, entre outras.

Segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a FIRJAN, em 2015, o Brasil deverá chegar à marca de um milhão de empregos formais ligados ao conjunto dos segmentos relacionados a este tipo de economia. O número de postos de trabalho neste setor teve um crescimento de 90% nos últimos dez anos, enquanto o PIB criativo brasileiro está estimado em 126 bilhões de reais. Os números da Economia Criativa apontam para a força e potencial do setor e para a necessidade de fortalecer suas políticas e diretrizes, seja nos grandes centros, ou nas cidades do interior.

Atenta a esta tendência e reforçando o seu compromisso com o fomento do desenvolvimento das comunidades vizinhas, a AngloGold Ashanti reconhece a importância da criatividade como insumo de produção e percebe seu papel transformador no sistema produtivo. Neste contexto, os artistas da região ganham visibilidade para mostrar seu talento e também passam a ser contemplados na região. “Os setores da Economia Criativa podem se tornar importantes geradores de negócios, renda e emprego e também transformar-se em insumos para o desenvolvimento do turismo na cidade” destaca Fádwa Andrade, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

Antônio de Freitas, diretor da Planeta Cultura & Sustentabilidade, parceira da AngloGold Ashanti no desenvolvimento do programa, explica que nos eventos serão apresentados projetos desenvolvidos por empreendedores locais. Além disso, durante o evento será apresentado o catálogo “Nossa Cidade” que registra e promove segmentos criativos do município.

O catálogo Nossa Cidade é um meio para conhecer e divulgar os potenciais criativos das cidades participantes do Programa de Integração Cultural. “Seu conteúdo está organizado em sete estações: Sabores, Artesanias, Sons e Cenas, Tradições e Festas, Ofícios, Cenários e Transformadores. Desta forma, propõe introduzir os leitores na rica e diversificada paisagem cultural e criativa dos municípios, criando rotas para diferentes conexões. O Nossa Cidade é fruto da colaboração de todos os participantes do Programa de Integração Cultural e estará disponível, inicialmente, em formato digital, para acesso gratuito, nas entidades e parceiros.

Em 2014, foram realizadas 360 horas/consultoria de assessorias técnicas para que os empreendedores participantes pudessem aproveitar as oportunidades do mercado cultural, acessar mecanismos de incentivo e financiamento e pavimentar o caminho para fortalecer empreendimentos culturais e sociais. Do total de 16 projetos apresentados, 10 foram aprovados, nos dois municípios, e, se captados representarão uma soma de R$4,7 milhões. Também foram realizadas Mostras do Programa, integrando os diversos segmentos criativos de Sabará e Santa Bárbara, como o Festival da Jabuticaba, em Sabará.

Serviço

Conexão Criativa Sabará

Data: 29/04

Horário: 19h

Local: Clube Cravo Vermelho

AngloGold Ashanti – Uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no Brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 20 operações em 10 países, gerando mais de 66 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Londres, Austrália e Gana.

ECONOMIA
23 DE NOVEMBRO DE 2015
29 DE FEVEREIRO DE 2016
Desconto de 15% no IPTU
05 DE JANEIRO DE 2017
2017 será para empreendedores
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados