SEXTA-FEIRA, 19 DE JAN DE 2018
Untitled Document
EDITORIAS - CIÊNCIA E SAÚDE
01 DE ABRIL DE 2015
Unidade de Saúde de Roça Grande volta a oferecer atendimento ginecológico

Foram cerca de seis meses sem atendimento ginecológico na Unidade Básica de Saúde de Roça Grande, localizada no Hospital Cristiano Machado. A retirada de Dr. Heberth Marçal, médico especialista na área, que atendeu por quase 20 anos no ambulatório, deixou a população indignada.

De acordo com Dr. Heberth, sua saída aconteceu devido a um desentendimento com a antiga diretora do hospital, que após o ocorrido fechou o ambulatório, deixando a população da região desamparada de atendimento ginecológico. Ele afirma que sofreu uma retaliação desnecessária, por isso sempre teve o apoio da comunidade e também da vereadora Conceição Arruda, mas seu retorno só aconteceu quando a nova diretoria assumiu o hospital.

Desde o dia 26 de fevereiro o fisioterapeuta Michel Irrthun é o novo diretor do Hospital Cristiano Machado. Segundo Dr. Heberth, assim que assumiu a direção, Michel foi muito contundente com a sua volta e consequentemente com o retorno do ambulatório. O médico afirma que a atitude do novo diretor foi muito boa pra ele e excelente para a população que finalmente terá o atendimento ginecológico de volta.

Dr. Heberth voltou a atender no último dia 18. O médico atenderá todas as quartas das 8h às 17h. Ele diz que em média atende 24 pacientes por dia e realiza os exames complementares de prevenção de câncer de mama e de colo de útero, biópsia uterina e outras demandas. Ele afirma que a maior parte das cirurgias que era realizada no hospital na área ginecológica era encaminhada por ele.

O médico diz que ficou indignado com sua saída, pois sabe que a cidade necessita de ginecologistas e ele sempre esteve disposto a continuar prestando atendimento, apesar disso foi retirado por um motivo infundado.

Cristiano Machado sob nova direção

Desde fevereiro o hospital está sob a direção de Michel Irrthun. O novo diretor é fisioterapeuta respiratório e toda sua formação é voltada para área hospitalar já tendo passado por três grandes hospitais em Belo Horizonte. Ele trabalha há três anos no Cristiano Machado como fisioterapeuta e diz que assumir a direção é um grande desafio, mas acredita que está muito bem preparado, por também já possuir experiência administrativa.

Além de voltar com o atendimento ginecológico no ambulatório, o novo diretor pretende retomar com as cirurgias. O Hospital possui um bloco cirúrgico, onde são feitas cirurgias de baixa e média complexidade, mas estava parado, pois o hospital estava sem anestesista. Os profissionais teriam saído por causa de divergências com a antiga diretoria.

Ele afirma que logo após assumir a direção entrou em contato com Dr. Alcino que era o responsável pelo bloco, para que ele o assuma novamente. Em relação aos anestesistas, diz que já está em fase de contratação dos profissionais e pretende voltar com as cirurgias o mais breve possível, mas ressalta que esses processos são morosos.

Além do ambulatório da Unidade Básica de Saúde que oferece clínica médica e ginecologia e do bloco cirúrgico, atualmente o Cristiano Machado possui 40 leitos de enfermaria que recebe pacientes não crônicos do João XXIII. Tem ainda um laboratório para análise, onde são feitas biópsias e o serviço de raio-x.

Michel afirma que é importante que a população saiba que essas cirurgias são feitas no hospital, não havendo a necessidade da pessoa sair da cidade para ser operada em Belo Horizonte. Ele explica que a porta de entrada para o Cristiano Machado é através das Unidades Básicas de Saúde do Município.

Para finalizar, Michel diz que pretende realizar o melhor trabalho possível no Cristiano Machado e seu maior objetivo é melhorar ainda mais o hospital beneficiando toda a população sabarense.

CIÊNCIA E SAÚDE
02 DE JULHO DE 2015
17 DE JUNHO DE 2016
Centenário Helena Greco
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados