TERÇA-FEIRA, 13 DE NOV DE 2018
Untitled Document
SANTUÁRIO SANTO ANTÔNIO DE ROÇA GRANDE

Localizado no bairro Roça Grande em Sabará, o Santuário recebe, semanalmente, pelo menos três mil romeiros de diversas regiões do Estado. Roça Grande é considerado pelos historiadores, como centro de peregrinação dos devotos de Santo Antônio.

Há registros históricos de que em 1675, o bandeirante baiano capitão Matias Cardoso de Albuquerque plantou uma grande roça para receber a Bandeira de Fernão Dias. Acredita-se que Roça Grande seja o terceiro povoado surgido em Minas Gerais, antes mesmo de Sabará. É costume na região dizer que esse é o Santuário do povo: acolhe a todos com simplicidade e devoção.

HISTÓRIA

A imagem de Santo Antônio que hoje está no altar do Santuário, foi encontrada por um morador de Roça Grande nas primeiras décadas do século XX sobre uma pedra, próximo ao morro do Rosário. Diz a cultura popular que a imagem foi levada para a paróquia central em Santa Luzia por diversas vezes, mas retornava sempre para Roça Grande, sem nenhuma explicação - fato que foi atribuido a um milagre. A notícia se espalhou e Roça Grande tornou-se centro de romaria de devotos desse Santo que é conhecido como casamenteiro e padroeiro dos pobres.

Com o aumento da peregrinação, na década de 80, foi construído um Santuário amplo com capacidade para mil pessoas. No local são celebradas as missas de domingo e a trezena de Santo Antônio, em junho, quando Roça Grande recebe mais de 20 mil romeiros.

A antiga capela foi preservada e transformada em um pequeno Santuário que abriga a Sala das Promessas, onde os devotos depositam símbolos da graça alcançada como peças em cera, fotos, roupas, cartas e outros objetos.

FUNCIONAMENTO

O Santuário fica aberto durante o dia, de segunda-feira a domingo.

• Capela do Santíssimo, Santuário antigo e Sala das Promessas: abertos durante todo dia de segunda-feira a domingo.

• Restaurante / lanchonete: abertos nos finais de semana e durante as festividades

• Loja de artigos religiosos: aberta de segunda-feira a domingo durante todo o dia.

• Atendimento da secretaria: segunda-feira a sábado, de 8h às 18h e aos domingos, de 8h às 15h.

FESTIVIDADES

Há quase 300 anos, Santo Antônio de Roça Grande é celebrado em Sabará no dia 13 de junho. Mais de 30 mil romeiros chegam de diversas partes do país e são recebidos por 200 voluntários da Pastoral da Acolhida que organizam o evento. A programação inclui a trezena de Santo Antônio, de 31 de maio a 13 de junho, celebrações durante todo o dia 13, procissão com a imagem de Santo Antônio de Roça Grande e uma grande festa com barraquinhas de comidas típicas.

PRINCIPAIS MOMENTOS DE VISITA

• Festa do padroeiro: de 31 de maio a 13 de junho o Santuário prepara uma extensa programação dedicada a Santo Antônio.

• Adorações eucarísticas semanais: as terças-feiras são dedicadas a Santo Antônio com celebrações especiais às 8h e às 19h30.

• Durante a Quaresma: missas e mutirão de confissão.

• Finais de semana: aos sábados e domingos o Santuário recebe caravanas de fiéis de várias cidades.

CELEBRAÇÕES

Terça-feira: 8h e 19h30 (dia dedicado ao padroeiro)

Sexta-feira (primeira do mês): 19h30 - missa dedicada aos enfermos

Domingo: 8h, 10h e 19h

SERVIÇOS

• Celebrações eucarísticas

• Atendimento de confissões às terças-feiras

• Pastoral da Acolhida

INFRAESTRUTURA

O local, possui boa infraestrutura para receber os visitantes: lanchonete, restaurante e estacionamento para 170 veículos, com serviço de segurança.

LINHAS DE ÔNIBUS: 4988 e 4987

RESPONSÁVEL

Padre Agnaldo Fernandes do Carmo

ENDEREÇO E CONTATOPraça da Igreja, s/nº - Bairro Roça Grande

CEP: 34535-220 - Sabará / MG

Telefone: (31) 3671-1435

IGREJAS
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados