QUINTA-FEIRA, 12 DE DEZ DE 2019
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CUIDADOS COM A SEMANA DA BLACK FRIDAY 2019

Nesse ano de 2019 a Black Friday será no dia 29 de Novembro. A data mais esperada com ofertas do Brasil está chegando, mas todo cuidado é pouco.

A tradução de Black Friday é: Sexta feira negra”. Na prática ela tem o significado da maior data de ofertas do Brasil, mas toda cautela é necessária na hora de gastar o seu dinheiro.

A origem ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão nasceu no final doséculo XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

Outra origem é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para sereferir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos.

Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam diversas ações promocionais para atrair os consumidores que ali passassem.

No Brasil, a black Friday chegou em 2011, e vem crescendo ano a ano exponencialmente.

Agora, antes de gastar seu dinheiro, é preciso tomar algumas precauções para que sua compra seja segura e não se torne uma dor de cabeça. Pesquisar os preços antes de efetuar as compras, para ver se houve aumento do preço anteriormente e no dia do black Friday haja a diminuição do preço no chamado, metade do preço. Verificar o estado do produto antes de finalizar a compra, tendo em vista que muitos fornecedores colocam como mostruário, produtos devolvidos por defeitos ou consertado para venda como novo. Deu errado, produto veio com defeito ou não veio conforme demonstrado no site, a lei garante que a loja ou fabricante devem reparar a falha em até 30 dias de produtos não duráveis e até 90 dias de produtos duráveis. Se arrependeu da compra realizada online ou por telefone, as compras podem ser canceladas em até 7 dias a contar da entrega do produto, mesmo que não apresente defeito, tem que ser cumprido o direito de arrependimento do consumidor. É melhor realizar as compras no cartão de crédito, caso haja algum problema na compra, é mais fácil de ser resolvida e sendo o caso, estorno do valor que se pagou.

Alguns Procons estão de olho nessas operações e a forma que está sendo veiculado as propagandas e ofertas. Verifique se a loja tem alguma reclamação contra ela e se foi resolvida. Cheque o site com cuidado antes de iniciar a compra. Caso haja problemas e as mesmas não resolvidas, procurar o Procon mais próximo e realizar a reclamação com todos os documentos que comprovem a compra, a solicitação realizada ao lojista ou fornecedor do problema não resolvido.

Além disso, preços muito abaixo da média praticada também são indícios de fraude.

Fique atento

Para não gastar mais do que pode, a dica é fazer uma lista de produtos que precisa e que gostaria de comprar. Além disso, tente estabelecer um limite de gastos. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida e no mais, boas compras.

Exerça os seus direitos sempre.

Sanders Rocha- Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MG

E-mail: sandersrocha@gmail.com

SANDERS ROCHA
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